Segundo Serasa, crédito às empresas terá retomada no 2° semestre de 2012

03/10/2012

Segundo um levantamento nesta segunda-feira (1°), o indicador Serasa Experian de Perspectiva do Crédito às Empresas, atingiu 100,8 pontos em agosto, apontando queda em relação a julho que atingia o nível de 100,9 pontos. Este indicador prevê com seis meses de antecedência movimentos cíclicos da concessão de crédito, segundo a Serasa.


Este resultado obtido em agosto, de acordo com uma pesquisa, reflete que as concessões de crédito às empresas acompanharão especialmente na segunda metade de 2012 e nos primeiros meses de 2013, a trajetória de retomada gradual da atividade econômica.


"O recente movimento de melhora no grau de confiança dos empresários e as medidas de estímulo à competitividade que estão sendo anunciadas pelo governo contribuirão, ao longo dos próximos meses, para o aumento da demanda por crédito por parte do setor produtivo nacional", dizem os economistas da Serasa.


Já para o consumidor, as perspectivas de crédito subiram de 0,1% e atingiu o patamar de 97,6. O crédito ao consumidor tenderá a evoluir mais vigorosamente a partir de 2013, segundo o estudo, devido à ocorrência de variações positivas depois de uma sequência longa de quedas ininterruptas.


O crescimento mais significativo das concessões de crédito ao consumidor, segundo economistas da Serasa Experian, depende de reduções do nível de inadimplência, que ainda se encontra elevado, apesar da existência de sinais que mostram seu recuo em curto prazo.



 

Fonte: g1.com