Deve crescer demanda de consumidores por crédito em 2013, segundo Serasa

03/10/2012

A demanda de consumidores por crédito no ano que vem está prevista a aumentar, devido à retomada mais robusta na atividade econômica de 2013. Depois de nove quedas seguidas até julho, avançou pelo segundo mês consecutivo o indicador de perspectiva de crédito da Serasa Experian.


Porém, um nível grande de inadimplência ainda pode frear uma pequena parte desse crescimento, segundo economistas da empresa.


O aumento das dívidas das famílias tornou-se um dos fatores responsáveis pela desaceleração do crédito e da atividade econômica. 


Apresentou-se um leve recuo de -0,1% a perspectiva de crédito para empresas no mês de agosto, porém ainda assim, a empresa considera um nível elevado.


A demanda das companhias por financiamentos acompanhará a retomada da economia, o que aumentará a confiança dos empresários na esteira de anúncios de medidas para aumentar a competitividade de grupos do país, segundo economistas da Serasa.


Foram anunciadas pelo governo, medidas para alcançar um crescimento maior da economia. São elas: redução do preço da energia, pacote de compras públicas, pacote de projetos de infraestrutura e desoneração da folha de pagamento de alguns setores. 



Fonte: Folha de São Paulo.