Como utilizar bem o dinheiro da restituição do irpf 2013

17/06/2013

Milhões de brasileiros receberão a restituição do Imposto de Renda, mas muitos ainda nem tem ideia de como utilizar esse dinheiro. Outros já têm algo em mente, mas não sabe se é o mais apropriado. As opções para os contribuintes que receberão a restituição são: Investir, pagar dívidas ou gastar. Mas seja lá qual for a opção escolhida, deve ser feito com zelo e consciência. Seguem algumas dicas:


Para quem pretende investir é preciso atenção e foco. Assim que o dinheiro está na conta começa a surgir a tentação do consumo, vários produtos desejados pelo consumidor aparecem no pensamento e o desejo de compra pode leva-lo a gastar , por isso pense bem e mantenha seu verdadeiro foco. Uma opção para que isto não ocorra é fazer o investimento antes que o dinheiro esteja na conta, acessando seu home banking e fazendo transferência dos recursos para a aplicação de que desejar.


Para quem escolher pagar dívidas, o planejamento também é indispensável. Caso as dívidas estejam atrasadas, observe multas e juros e não tenha pressa, procure renegociar, pois você já está com o dinheiro em mãos. Já se estiver pagando as dívidas antecipadamente, peça desconto.
E se sua opção for gastar a atenção também deve ser grande, o problema não é gastar tudo e sim iniciar novas dívidas.

Fonte: G1