Recua a demanda das empresas por crédito no mês de agosto

18/09/2013

A demanda das empresas por crédito no mês de agosto recuou 4,2% em comparação com o mês de julho.  Julho registrou crescimento de 9,7% na busca por crédito em relação a junho. Comparando com agosto de 2012, a demanda foi 6,2% menor.

 
A variação acumulada entre os meses de janeiro e julho passou de -3,7% para -4,0% em relação ao mesmo período no ano de 2012. Os fatores responsáveis pelo recuo na busca de crédito pelas empresas são a alta do dólar, a elevação dos juros e a queda da confiança dos empresários. 
 
No mês de agosto, a queda registrada se concentrou nas micro e pequenas empresas, registrando 4,7% de queda em relação ao mês de julho. Ao contrário da demanda por crédito das médias empresas que avançaram 2,5% e as grandes empresas 4,5%.
 
As grandes empresas registraram maior demanda por crédito no acumulado do ano, de janeiro a agosto houve alta de 18,3% em comparação ao mesmo período do ano passado. As médias empresas obtiveram alta de 4,7% no acumulado do ano. E por fim, as micros e pequenas empresas registraram queda de 4,7%.
 

Fonte: Agência Brasil