Inflação medida pelo IGP DI sobe para 0,85% em fevereiro

12/03/2014

 Em 12 meses, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna ( IGP – DI ) teve acumulo de inflação de 6,3%, e em fevereiro de 2014 teve taxa de 0,85%, em Janeiro o acumulo foi de 0,4%. O índice também é maior comparando fevereiro de 2014 e 2013, sendo que no ano anterior o IGP – DI foi de 0,2%. O IGP – DI é um índice feito pela Fundação Getúlio Vargas ( FGV ) e calcula mensalmente o comportamento dos preços da economia nacional.

O motivo da alta do crescimento pode ser por causa dos preços no atacado que segundo a Fundação Getúlio Vargas ( FGV ) o índice de produtos no atacado teve alta de 0,12% em janeiro para 1% em fevereiro. É importante ressaltar que produtos em atacado são aqueles que são vendidos em larga escala, diferente do varejo, que é caracterizado por compras em poucas quantidades.

O que impediu um aumento maior no IGP – DI foi à construção civil. O ramo que em janeiro teve alta de 0,99%, em fevereiro ficou em 0,66%. Já o Índice Nacional de Custo da construção passou de 0,88% para 0,33%. Esse índice é interessante para o mercado nacional, já que a construção civil começa a diminuir o impacto ocasionado por medidas governamentais. 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: Agência Brasil