É aconselhável o brasileiro investir em ações no exterior?

12/03/2014

 Muitos brasileiros se perguntam se podem investir em ações no exterior. Segundo o Educador Financeiro Mauro Calil é sim, porém é necessário verificar a regra de cada país, além de analisar as dificuldades e burocracias presentes em cada nação. Outro impasse são as cargas tributárias brasileiras, lembrando que você deve declarar todos os investimentos para a Receita nacional.

 
Outra parte legal que você deve procurar é uma corretora no país em que será feito o investimento. Em alguns países, é possível fazer o investimento a partir de transações com cartões de créditos internacionais. Mas é necessário pagar taxas tributárias para a transação. Uma pessoa pode investir na bolsa de valores de outro país também. Porém, é necessário ter uma corretora em tal processo. Porque a bolsa de valores (como a de Nova York), não analisa o investidor final, apenas o intermediador do negócio.
 
Antes de investir fora do país, procure uma corretora nacional. Ela te direcionará como fazer o investimento de forma legal. Além do fato de algumas corretoras do Brasil fazerem a aplicação por você. Mas é bom saber, que dependendo do investimento, é mais compensatório usar em solo nacional. Por esse e outros motivos é crucial ter a ajuda de um profissional.
 

Fonte: Folha de São Paulo