IBGE ajusta cálculo que deve elevar PIB

23/04/2014

Em menos de um ano, o IBGE fará a segunda revisão do Produto Interno Bruto (PIB). Esse novo estudo pode incorporar dados inéditos para a indústria e será divulgada no prazo de 15 dias.  Essa revisão pode mostrar um resultado positivo para esse ano, colocando o PIB em alta de até 1,7%.

Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), essa mudança pode alterar até o PIB de 2013. Porém, os economistas ainda esperam o resultado oficial, que será divulgado no dia 7 de maio.  Essas revisões são normais para a economia nacional. Sendo que no final de 2012, Guido Mantega (Ministro da Fazenda) havia pedido uma revisão do PIB.
 
Os adiantamentos de divulgação estão causando tumultos por parte de funcionários do IBGE. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) ressalta que todas as pesquisas foram feitas para não influenciar o Fundo de Participação dos Estados.
 
Mesmo com esse novo estudo, o PIB ainda manteve suas diretrizes antigas. Porém, é previsto uma mudança total para o começo de 2015. Para se adequar aos novos estudos do PIB, o IBGE fará adaptações em sua forma de trabalho para deixar as estatísticas mais claras e objetivas.
 

Fonte: Folha de São Paulo