Cuidado redobrado: Cartões de Débito.

06/10/2014

O cartão de débito oferece riscos, assim como o cartão de crédito.

O que pode agravar a situação é que o dinheiro sacado na hora não dá sequer a opção de você se recusar a arcar com o prejuízo de uma fraude. Para evitar dores de cabeça, listamos alguns cuidados na hora de usar seu cartão.
 
• Prefira caixas dentro de bancos, especialmente quando for sacar algum dinheiro. Além de evitar roubos, o movimento ainda garante uma maior dificuldade de cópia de senha por meio de câmeras ou uma simples olhada mais atenta ao que você faz na hora de usar o cartão.
 
• Nos estabelecimentos, fique atento ao que o atendente faz com seu cartão em mãos e, se possível, manuseie o cartão você mesmo. Além disso, confira o valor da sua conta com o valor que aparece na tela da máquina, no computador e o que aparece na fatura.
 
• Não dê sua senha a ninguém, mesmo familiares e amigos. Além disso, nunca carregue um lembrete de senha no mesmo lugar que carrega o cartão. 
Na hora de digitar, não tenha vergonha de esconder ou pedir para qualquer pessoa mais “atenta” desviar o olhar.
 
• Quando comprar pela internet redobre a atenção.
 
Fique atento aos dados que informar, sempre confira se é comum passar as informações que você está passando, nunca forneça suas senhas ou chaves de segurança secretas.
Além disso, compre sempre em sites confiáveis, confira os comentários de outros usuários e compradores, e tenha um antivírus instalado.

Fonte: