Mesada: Eduque seus filhos financeiramente

13/11/2014

 Os adolescentes a partir de 13 anos podem ser “treinados” para a vida adulta mais organizada através da mesada.

Receber um valor fixo mensalmente se assemelha com o salário que o seu filho receberá quando for empregado e pode ajudá-lo a acostumar-se com a organização, poupança, economia, entre outras lições.
 
O valor ideal depende das condições financeiras da família em questão, pois tem que ser um gasto seguro dentro do orçamento familiar.
Além disso, o ideal seria um valor que cubra os pequenos gastos (como lanche no colégio e pequenos hábitos de lazer) com um pouco de sobra para que se possa poupar.
 
Isso porque a mesada pode ser usada para satisfazer pequenos desejos da criança, como o lanche ou um passeio com os amigos, mas é muito importante ensinar seu filho a poupar para que, no futuro, possa realizar um desejo ou sonho um pouco maior.
 
Isso mostra a importância do controle financeiro e também que a determinação pode fazê-lo conseguir chegar na realização do que deseja.
Outro detalhe importante é não tornar a mesada uma recompensa para as atividades que são obrigações do adolescente como arrumar o próprio quarto, tirar boas notas ou fazer o dever de casa.
 
Premiar a criança pela boa educação e conduta correta é errado, porque ela tem a obrigação de cumprir com essas tarefas.
 

Fonte: