Aposentados: onde investir?

10/02/2015

 É muito comum encontrarmos aposentados que continuam trabalhando por prazer. Mas na maioria das vezes, isso acontece devido ao fato da aposentadoria não cobrir as despesas mensais. Outros economizaram boa parte da vida, mas não sabem onde investir. Neste artigo, separamos algumas dicas importantes para fazer esse dinheiro render.

O momento em que a aplicação é feita determina apenas 10% do retorno que você poderá obter. O fator mais importante é a forma como é aplicado o seu patrimônio, o que pode determinar 90% do seu retorno. Por isso, pense bem antes de investir.

A maior parte do seu patrimônio (85% - 95%) deve ser direcionada para aplicações de renda fixa, como Fundos DI, CDBs, investimentos imobiliários, letras hipotecárias e outros. Limite aplicações mais arriscadas em até 15%.

Preserve o seu patrimônio. Ao entrar na aposentadoria, é importante ajustar a taxa de resgate mensal para manter o seu poder aquisitivo. Não se esqueça da inflação. Evite estratégias excessivamente conservadoras, pois elas podem não garantir um retorno superior à inflação, o que comprometerá o seu patrimônio com o passar do tempo.

Se preferir investir parte do seu patrimônio de forma mais arriscada, escolha bem as suas aplicações. Você pode optar pelos fundos multimercados, que além de permitirem a aplicação em diversos mercados ao mesmo tempo, eles também são oferecidos em diversas categorias.

Com o planejamento correto, você poderá desfrutar seus dias de descanso com mais sossego e tranquilidade. 

Fonte: