Conta de água: evite o desperdício e economize

25/02/2015

Já não é de hoje que se ouve falar em racionamento, mas o risco está cada vez mais real. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), se não houver mudanças de hábitos, até 2030 quase metade da população global terá problemas devido ao desperdício de água.

Recentemente o Brasil tem passado por uma forte crise no abastecimento de água em razão da estiagem prolongada. Somente no estado de São Paulo, pelo menos 200 cidades, além da capital, estão com o fornecimento ameaçado.

Por isso é de extrema importância que todos os brasileiros se conscientizem, e comecem a economizar água dentro de casa. Além de ajudar o planeta, você também diminui o valor da sua conta de água.

 E por falar em pagar contas, vale lembrar que é muito importante pagá-las em dia para que não acumulem ou subam de valor devido aos juros. Você pode pagar contas com o cartão de crédito.

Separamos algumas dicas para economizar água:

Caixa d´água: Não deixe transbordar e mantenha fechada.

Vaso sanitário: Aperte a descarga apenas uma vez, e não jogue lixo dentro do mesmo.

Torneira: Quando aberta, gasta em média 12 a 20 litros de água por minuto. Pingando, 46 litros por dia. Isto significa 1.380 litros por mês. Certifique-se de fechá-las bem toda vez que utilizar.

Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 mil litros.

Escovando os dentes: Enxágue a boca com um copo d´água.

Tomando banho: Feche o chuveiro para se ensaboar.

Lavando louças: Lave toda a louça com a torneira fechada, e só abra quando for enxaguar. Faça isso de uma só vez.

Lavando o carro: Lave apenas uma vez por mês, com um balde e não torneira. Você pode reaproveitar a água da máquina de lavar roupas.

Limpando o quintal: Primeiro varra o local, e reutilize também a água da máquina de lavar. 

Fonte: