Aprenda a usar melhor os serviços dos seguros

03/11/2004

Uma pesquisa feita pela Caixa Seguros revela que, quem faz seguro do carro usa o serviço muito mais para socorro do que para casos de acidente. Pelo menos 71% dos clientes que precisam de socorro são vítimas de pane elétrica ou de motor do carro. Já problemas como batidas, roubos e troca de pneus são responsáveis por apenas 22% das chamadas recebidas pela seguradora.

As causas mais comuns de pane são: motor sem partida (11,3%), defeitos de bateria (11%) e problemas na correia dentada (7,5%). Os dados são relativos aos serviços prestados até agosto de 2004.

É na hora do “aperto” que os clientes descobrem uma série de serviços oferecidos pelo seguro, que podem ser usados também durante viagens. Direito de transporte – nos casos em que o veículo estiver impossibilitado de rodar – e a entrega de combustível no local da pane seca (falta de álcool/ gasolina) ou a troca de pneus são alguns casos.

Mas a pesquisa mostra que, grande parte dos serviços quase não é utilizada pelo segurado, por desconhecimento, porque, por exemplo, ele não tem o hábito de ler o manual do seguro. Segundo o estudo feito pela Caixa, os serviços mais utilizados pelos clientes, nos últimos meses, foram o reboque por guincho (56,2%), o socorro mecânico de veículos (29,7%) e o serviço de táxi (6%).

Fonte: TPT Comunicação Ltda.