Copom mantém previsão de que preços da gasolina e da energia elétrica não vão subir este ano

25/03/2010
Brasília - O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a projeção de que não haverá aumento no preço da gasolina e do botijão de gás no acumulado deste ano. A informação consta da ata do comitê, divulgada hoje (25).


O Copom ressalta, entretanto, que “independentemente do comportamento dos preços domésticos da gasolina, a evolução dos preços internacionais do petróleo pode, eventualmente, se transmitir à economia doméstica tanto por meio de cadeias produtivas, como a petroquímica, quanto pelo efeito potencial sobre as expectativas de inflação”.

Também foram mantidas as estimativas de reajuste das tarifas de telefonia fixa e de eletricidade, neste ano, em 1,6% e em 3,3%, respectivamente.

Para o conjunto de preços administrados foi mantida a expectativa de alta de 4,0%. Esse conjunto, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29,70% do total do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de fevereiro.

Segundo a ata, a projeção de reajustes dos itens administrados por contrato e monitorados para 2011 aumentou de 4,1% para 4,4%.

Edição: Juliana Andrade

Leia mais:

Copom indica que poderá haver aumento de juros em abril

*Alterada para acréscimo de informações

Fonte: Agência Brasil / Repórter: Kelly Oliveira