Diário Oficial publica nova metodologia de cálculo para dólar Ptax

24/09/2010
Brasília - O Diário Oficial da União divulga na edição de hoje (24) a circular do Banco Central que estabelece nova metodologia de cálculo da taxa Ptax e seu cronograma de implantação. As taxas Ptax são usadas nas transações de compra e venda de dólares dos Estados Unidos e divulgadas pelo Banco Central do Brasil.

O diretor de Política Monetária do Banco Central (BC), Aldo Luiz Mendes, anunciou ontem (23) a alteração que valerá a partir de 1º de julho. O cálculo será baseado em quatro consultas diárias às instituições credenciadas como dealers de câmbio (bancos por meio dos quais o BC atua no mercado de câmbio). Os resultados de cada consulta serão definidos pela média das respectivas cotações, excluídos os dois maiores e os dois menores valores informados. A Ptax será dada pela média aritmética simples das quatro consultas e será divulgada por volta das 13h.

Mendes afirmou ontem que a mudança “não terá efeito prático”. A intenção, acrescentou, “é fazer com que o mercado à vista de câmbio ganhe mais importância do que tem hoje”, uma vez que o mercado futuro tem muito mais liquidez e concentra a maioria das operações.

Edição: Talita Cavalcante

Fonte: Agência Brasil / Repórter: Christina Machado