Atividade comercial retoma crescimento em outubro

04/11/2010
De acordo com o indicador da Serasa Experian (empresa especializada em análise de crédito), as vendas do setor comercial voltaram a aquecer em outubro. Com esse avanço, o aumento nas vendas do comércio soma 9,2% nos últimos 12 meses e 9,9% no período de janeiro a outubro.

Para os analistas da Serasa Experian, esse resultado se deve a alta de 1,7% no movimento de supermercados, hipermercados e comércio de alimentos e bebidas, outro fator determinante é o avanço de 0,9% nos segmentos de móveis, informática e eletroeletrônicos.

Entretanto, os setores de combustíveis e lubrificantes, vestuário, tecidos, acessórios e calçados apresentaram um recuo de -0,2%. Para os analistas, as temperaturas amenas que vêm sendo registradas nos estados da região Sul e Sudeste podem ser o motivo da baixa procura por roupas para o próximo verão, afetando o desempenho dos quatro últimos setores analisados.

Os setores de material de construção, que cresceu 17,8% e de móveis, eletroeletrônicos e informática, cuja atividade cresceu 11,8%, foram os que apresentaram os melhores resultados entre janeiro e outubro. Em seguida vem o setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, que cresceram 7,9%; tecidos, vestuários e acessórios que apresentaram um crescimento de 3,2%; e veículos, motos e peças com 0,6%. Já o setor de combustíveis e lubrificantes caiu 1,5%

Fonte: Agência Brasil