Empresas estão cada vez mais na busca por crédito.

15/02/2012

Aumentou o número de empresas em busca de crédito em 9,1%, comparando com o mês anterior e 3,6% ante igual período do ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. O movimento reverteu a sequência de quedas que era analisada desde o ano passado.

Os economistas da Serasa Experian analisaram, que o setor produtivo tinha se retraído por causa da falta de aquecimento da economia, declarado no segundo semestre de 2011, mas iniciou este ano mais estimulado “pela perspectiva de retomada do crescimento econômico”.

No setor industrial, foi verificada a maior procura de crédito, com aumento de 11,2% sobre dezembro, seguida pelo comércio com alta de 10,1%  e pelas prestadoras de serviços (7,5%). Essas elevações foram puxadas pelas micro e pequenas empresas que expandiram os pedidos em 9,7% sobre o mês anterior. Já as de tamanho médio solicitaram 2% mais e as de grande porte apresentaram redução (-1,3%) ante uma alta de 0,9%.
A Região Sudeste foi a que concentrou maior quantidade de empresas (10,8%), seguida pela Região Norte (9,5%); Região Centro-Oeste (9,3%); Região Nordeste ( 6,8%) e Sul 6,8%).
“As reduções sistemáticas das taxas de juros e a melhoria gradativa do cenário externo também contribuem para reforçar esta tendência de recuperação da demanda por crédito empresarial, principalmente, no setor industrial”, destaca a nota da Serasa Experian.
 

Fonte: Agência Brasil / Repórter Marli Moreira