Segundo Serasa a demanda de empresas por crédito recua 5%.

21/03/2012

 Foram divulgados dia 19 deste mês, pela empresa de Consultoria Serasa Experian, dados que apontam o recuo de 5% na demanda de empresas  que procuram crédito no mercado, comparando o mês de fevereiro com o de janeiro.  Relacionando a mesma data do ano que passou a queda foi de 6,5%. A procura foi 1,6% menor na comparação com o mesmo período de 2011, se considerarmos o acumulo dos dois primeiros meses de 2012.

Observando separadamente cada setor, a maior  queda foi encontrada nos serviços, com um recuo de 7,2% de um mês para o outro. Respectivamente, comércio e indústria caíram 3,5% e 3,7%.
Entre as micro e pequenas empresas, na analise por partes, foi apurada uma única redução, buscaram menos crédito em fevereiro comparando com janeiro, 5,5%. Fazendo o movimento contrário, aumentando 2,1% e 0,2% as médias e grandes empresas buscaram mais créditos. 
Foi encontrada queda na apuração de todas as regiões.  A menor retração, com baixa de (3,1%) no Centro-Oeste, em seguida Sul (3,5%), Norte (3,8%), Sudeste (5,2%) e por último com a maior  queda de um mês para o outro , Nordeste (7,8%).
Devido à redução no número de dias úteis em decorrência do carnaval, a retração na demanda por crédito é considerado um movimento natural no segundo mês do ano, diz os economistas do Serasa. Fazendo o comparativo com o mês de fevereiro de 2011, a queda se justifica pelo fato de o feriado do ano passado ter caído no mês de março. Eles destacam, porém, que a redução de 5% em fevereiro ante janeiro está bastante abaixo da média da queda de 9,2% registrada nos anos de 2007 a 2010, quando o carnaval caiu no segundo o mês do ano.
 

Fonte: Agência Brasil