Serasa afirma alta de 14,4% nas demandas de crédito para empresas em Março

18/04/2012

 Segundo os dados divulgados hoje (19) pela empresa de consultoria Serasa Experian, em março ante fevereiro, o número de empresas que buscam por créditos no mercado subiu 14,4%. Houve uma alta de 5,5% se compararmos com o mesmo mês do ano passado. E acumulando o trismestre, em relação ao mesmo perído do ano passado, houve alta de 0,08%.

De acordo com o Serasa, a variação positiva foi influenciada pelo crescimento na procura em todos os setores.Nos setores de comércio e industria, houve elevação de 14% e 12,2% respectivamente.As empresas de serviços apresentaram a maior demanda por crédito (15,8%).
 
Também foi feita a análise por regiões do país, o movimento de alta também é generalizado.O maior crescimento ocorreu na Região Sul, com variação de 17,2% sobre fevereiro. Em seguida aparecem o Nordeste, Norte e Sudeste, com elevações de 16,8%, 14,1% e 13% respectivamente. O menor aumento foi apurado na região Centro-Oeste, 11,6%.
Classificando por partes, as micro e pequenas empresas ampliaram a demanda por crédito em 15,1% em março ante fevereiro. As empresas médias registraram aumento de 4,8% e grandes, de 2,5%. Porém, se considerado o acumulado dos primeiros três meses do ano, no comparativo com o mesmo período do ano passado, a maior elevação na procura foi apurada entre as grandes empresas, que ampliaram em 16,1% a sua demanda, e a menor entre as pequenas, com alta de apenas 0,2%. Já nas médias, a busca por crédito foi 9,9% maior no primeiro trimestre de 2012.
 
Apesar da alta mais expressiva no comparativo mensal, a ligeira aceleração na relalção anual é um sinal de que a atividade econômica permaneceu fraca neste início de ano, segundo os esconomistas do Serasa.

Fonte: Agência Brasil