Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

10 melhores cidades para empreender no Brasil

Por Camila SilveiraPublicado em

De acordo com um estudo realizado pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), existem dez melhores cidades para empreender no Brasil. Dos dez municípios, cinco estão localizados no estado de São Paulo. Confira detalhadamente e esclareça suas dúvidas.

No topo da lista está a capital paulista, seguida por Florianópolis e Osasco. Em seguida, estão as cidades de Vitória (ES), Brasília (DF), São José dos Campos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).

Na edição de 2020, do ano passado, foram analisados os cenários das 100 cidades mais populosas do país, avaliando as condições relacionadas a ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

"O Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) comprova que existe muito mais vontade de empreender no Brasil do que o que vemos no Sul e Sudeste", afirma Diogo Costa, presidente da Enap. Ele também esclarece que o relatório oferece contribuições para o período pós-pandemia.

"Em épocas como a que vivemos, pensamos muito em ações, principalmente nas direcionadas para setores específicos. O que vemos em um guia como este é que, no longo prazo, as instituições são mais importantes do que as ações. Instituições precisam ser construídas para que o mercado seja ágil, que a abertura de empresas seja simplificada, que a execução de contratos seja facilitada."

Para Diogo Costa, essa também é uma visão de longo prazo. "Não apenas é preciso haver ações específicas, mas também é necessário fortalecer as instituições que atuam para impulsionar o empreendedorismo", ressalta.

A cidade de Osasco se destaca pelo setor industrial, de serviços e comércios pujantes. De acordo com o gerente do Escritório Regional do Sebrae em Osasco, Thiago Brandão, Osasco possui um pólo industrial forte e, com a chegada do iFood e do Mercado Livre na cidade, muitas empresas de tecnologia foram atraídas e o setor de serviços ganhou destaque.

Brandão também comenta que o município abriga o segundo maior corredor de comércio da região metropolitana de São Paulo. "O calçadão recebe cerca de 25 mil pessoas por dia e fica atrás apenas da região da 25 de março", diz.

Segundo ele, as políticas da prefeitura para novos negócios da classe empresarial também ajudam para que a cidade esteja no começo do ranking.

Confira o ranking das 10 melhores cidades para empreender no Brasil

  • São Paulo;
  • Florianópolis;
  • Osasco;
  • Vitória;
  • Brasília;
  • São José dos Campos;
  • São Bernardo do Campo;
  • Jundiaí;
  • Porto Alegre;
  • Rio de Janeiro.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que sim. Qualquer dúvida ou sugestão, basta deixar o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão