Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

13º salário: aprenda a usá-lo com consciência durante a pandemia

Por Janaína TavaresPublicado em

O 13º salário, conhecido também como gratificação de Natal, é um benefício que todo trabalhador com carteira assinada pode receber no final do ano. Com esse valor em mãos, você pode usá-lo de diversas formas, mas a dúvida que fica é: como utilizar o dinheiro com sabedoria durante a pandemia do novo coronavírus?

É isso que você vai descobrir ao longo da leitura do nosso artigo. Por isso, veja todas as dicas que preparamos para que você utilize esse dinheiro e saiba quem terá direito ao 13º salário em 2020.

Evite contrair muitas dívidas com o 13º salário

Por mais que o décimo terceiro salário seja um oportunidade para gastar, evite assumir compromissos financeiros que podem complicar ainda mais as suas finanças neste final de ano.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Com esse dinheiro extra, foque em pagar as dívidas que você já tem, principalmente aquelas que cobram altas taxas de juros, como o cheque especial ou o saldo rotativo do cartão de crédito.

Fora isso, não se esqueça que também é possível já reservar uma certa quantia do 13º salário para pagar as contas do começo de 2021, por exemplo: material escolar, IPTU, IPVA, dentre outras despesas.

Use parte do 13º salário para sua reserva de emergência

Nesta pandemia da Covid-19, contar com uma reserva de emergência se tornou ainda mais fundamental para a vida dos brasileiros.

Isso porque é com a reserva que você é capaz de cobrir gastos inesperados, ou seja, tudo aquilo que não estava programado para acontecer (problemas de saúde, acidente com o veículo e demais situações).

Ao montar essa reserva, você consegue manter um orçamento saudável e já está mais preparado para enfrentar qualquer tipo de problema financeiro.

Faça um planejamento para utilizar o 13º salário

Como você está percebendo, o ideal é usar o décimo terceiro salário levando em consideração a sua vida financeira atual. Por isso, é importante fazer um bom planejamento financeiro para que não haja um descontrole das dívidas.

Contudo, esse planejamento deve estar presente não apenas no momento de pandemia, mas sim em toda época da sua vida.

Sendo assim, monte a sua planilha de gastos e inclua o 13º salário, avaliando todas as suas contas e como esse valor pode te ajudar a quitar as dívidas.

Utilize o 13º salário para cobrir gastos das festas de fim de ano

Com seu planejamento financeiro em dia, avalie para quais gastos seu 13º salário será direcionado. Lembrando que você tem a liberdade de usar esse valor da maneira que preferir, mas sempre pensando em quitar as contas que mais influenciam na sua vida no momento.

Dito isso, se sobrar algum valor do seu décimo terceiro, busque uma forma de gastá-lo também com consciência.

Uma ideia é usar o dinheiro extra para cobrir os gastos das festas deste final de ano, avaliando o que você vai precisar comprar e anotando preços de cada item que você irá adquirir.

Quem tem direito de receber o 13º salário?

  • Servidores públicos;
  • Trabalhadores da iniciativa privada;
  • Trabalhadores urbanos e rurais;
  • Trabalhadores avulsos e domésticos;
  • Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Profissional que trabalhou por 15 dias ou mais durante o ano e que não tenha sido demitido por justa causa;
  • Profissional que teve a jornada de trabalho reduzida (13º salário integral, com base na remuneração de dezembro).

Importante: se você teve o contrato suspenso em 2020, o seu 13º salário não será calculado com base no período em que não trabalhou. No entanto, se você trabalhou por mais de 15 dias no mês, este mesmo mês será considerado para o pagamento do dinheiro extra.

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique com a gente e aproveite para ler outros conteúdos que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Agora que você já conhece nossas dicas, conta pra gente: qual serão suas prioridades ao usar o seu 13º salário? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Algar Telecom: conheça os diferentes planos de celular

Placa Mercosul: como é o emplacamento em outros países e quais as diferenças

Hotmart Pocket: dúvidas frequentes

Como colocar a nova placa Mercosul?

Placas Mercosul: conheça seu histórico e os preços em cada estado

Placa Mercosul: dúvidas frequentes

Saiba o que mudou no projeto das placas do Mercosul e tire suas dúvidas

Banco digital ou banco tradicional: qual o melhor?