Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

14º salário do INSS: como vai funcionar?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Foi lançado o Projeto de Lei 4.367/20 que pede a criação do 14º salário emergencial para aposentados e pensionistas do INSS, por conta da pandemia. O que não seria levado adiante, mudou de cenário após ter avançado na Câmara dos Deputados e apresenta chances de seguir para o Senado Federal.

Continue a leitura e entenda quando será pago e quem poderá recebê-lo. 

Por que o 14º salário?

O Projeto de Lei 4.367/20 é de autoria do deputado Pompeo Mattos e ainda será analisada pela Comissão de Finanças e Tributação e depois seguirá para discussão na Comissão de Constituição e Justiça de Cidadania (CCJC). Caso passe por todas as etapas posteriores, os aposentados e pensionistas do INSS poderão receber o 14º salário emergencial.

Afinal, esse Projeto foi elaborado em agosto do ano passado com o intuito de garantir o pagamento de um salário mínimo aos segurados no final de 2020, já que o Governo Federal havia realizado a antecipação do 13º salário do INSS nos meses de abril e maio em decorrência da pandemia.

"Os valores recebidos como abono anual pelos aposentados e pensionistas são elementos muito importantes na dinâmica econômica do país, pois estes valores são dinamizadores da atividade econômica nacional. Sua antecipação, que serviu para auxiliar na preservação da economia neste período inicial de pandemia, fará muita falta no final do ano, momento em que o país estará voltado para a retomada da sua economia", concluiu o deputado Pompeo Mattos.

Quando será a liberação do 14º salário?

Como explicamos anteriormente, ainda é preciso passar por diversas etapas para chegar a aprovação do projeto de Lei que visa entregar o 14º salário. Uma das principais preocupações dos parlamentares com a medida é em relação a verba que deverá ser utilizada para colocar a lei em vigor.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Portanto, a possibilidade de que os segurados recebam o 14º salário esse ano é baixa, e as chances podem aumentar no próximo ano.

Quem poderá receber o 14º salário?

Caso o projeto de lei seja aprovado, o 14º salário poderá ser recebido por aqueles que receberam durante o ano a aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. 

Informamos?

Esperamos ter ajudado com essas informações. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Alt.bank lança cartão de crédito para negativados e pessoas com score baixo

Motivar seus colaboradores por meio de suas próprias conquistas é a estratégia de gamificação utilizada pela Foregon em tempos de home office

Foregon – Fintech prudentina abre 10 novas vagas de emprego

C6 Bank lança o primeiro cartão biodegradável do Brasil

Tesouro Direto vai lançar título próprio para aposentadoria

Setor imobiliário: pagamentos à vista cresceram por falta de crédito bancário

Santander autoriza biometria facial para transações

Impacto da inflação dos EUA na economia brasileira