Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Por ForegonPublicado em

Muito se lê sobre esse termo na internet "liberdade financeira" e como alcançá-la mas mesmo sendo conhecida por muitos, não deixa de ser difícil de alcançar essa tal liberdade, principalmente com no cenário econômico em que vivemos, saindo de uma crise sanitária devido a pandemia para uma crise política e econômica que são os vestígios da pandemia.

Para contextualizar, a liberdade financeira nada mais é do que você não precisar financeiramente trabalhar para ganhar dinheiro. O seu próprio dinheiro vai trabalhar para você pagando juros que são o suficiente para custear seu padrão de vida. Literalmente é não precisar mais trabalhar, é aposentar antes da hora!

Nesse post irei trazer 3 conselhos básicos para você alcançar a sua liberdade financeira e em troca eu quero que você leia o post até o final, combinado?

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Bora lá!

1. Organize sua vida financeira para ter todos os meses um dinheiro para investir

A melhor forma para conseguir fazer o dinheiro trabalhar para você é investindo, pode ser em investimentos de fato ou em um negócio que te gere renda sem precisar trabalhar sempre nele ou que em algum momento esse trabalho rode no piloto automático, um exemplo é o marketing digital, mas esse assunto fica para um outro post.

Tanto faz qual das formas você irá escolher, as duas precisarão de um dinheiro para você poder começar, em investimentos será ideal pelo menos todos os meses você ter algum valor para investir.

Fica tranquilo que sei bem como é não ter dinheiro sobrando sempre, hoje está cada vez mais difícil conseguir isso, mas se esforçando em cortar despesas, reduzir os gastos, definir para onde vai o dinheiro do salário todo o mês e fazer renda extra, é totalmente possível conseguir fazer uma grana sobrar.

Se você quiser ajuda nesse processo de organizar suas finanças e fazer um planejamento financeiro organizado, leia esse post logo após terminar essa leitura.

2. Escolha investimentos que te geram uma renda mensal

Não vou aqui te indicar investimentos, mas para ter uma renda mensal fixa para um dia você não precisar mais trabalhar, é necessário escolher investimentos que possuem características de pagar uma renda passiva, ou seja, uma renda que chega sem precisar do seu trabalho, já te adianto que a poupança e a renda fixa não te darão essas opções!

Alguns investimentos com essas características são os Fundos Imobiliários e ações. Também é possível encontrar na renda fixa alguns títulos do Tesouro Direto mas muitos desses títulos pagam por semestre e não é esse o objetivo. Há também a possibilidade de investir no mercado imobiliário comprando um imóvel e por ele de aluguel, mas essa é uma alternativa mais cara, também você pode comprar coisas que podem ser alugadas por outra pessoa.

Para todos esses caminhos, na minha opinião o mais fácil são os investimentos, porque no celular é possível fazer todas as aplicações e não terá tanto trabalho.

Os Fundos Imobiliários pagam aluguéis mensais na conta do investidor e as ações pagam dividendos que nada mais é que parte do lucro que a empresa teve, esse dividendo cai na sua conta e pode ser utilizado para o que você quiser. Ambas alternativas são boas  e te geram renda, te recomendo pesquisar sobre cada uma delas e ver se faz sentido para você.

3. Compre mais ativos e menos passivos

Para entender isso é necessário saber o que são ativos financeiros e passivos financeiros, vamos lá.

  • Ativo financeiro são todos os bens e itens que você possui que geram renda a você.

Exemplo: Casa para alugar, investimentos, negócios, empresas e objetos que geram algum aluguel.

  • Passivo financeiro são todos os bens e itens que você possui que consomem a sua renda.

Exemplo: Casa para morar, automóvel, aparelhos eletrônicos e roupas.

Acho que a definição já te deu um norte de onde eu quero chegar, o maior problema que nos impede de alcançar condições financeiras melhores é a nossa mentalidade.

Muitas pessoas tem em mente que o sinônimo de riqueza são muitos bens, como uma mansão, carro importado e muitas viagens internacionais, mas é aí que está o grande problema, todas essas coisas não passam de grandes despesas, como sustentar tanto luxo sem ter uma fortuna?

Os ricos possuem mais ativos financeiros do que passivos financeiros, por isso eles conseguem ter esse custo de vida diferente, porque eles ganham tanto dinheiro que ter uma Ferrari e uma Lamborghini  não faz diferença nenhuma, já para uma pessoa que ganhou na loteria, pode ser que seja o início da ruína financeira.

Muitos ganhadores de loterias acabam ficando piores do que antes de ganhar aquela grana toda, porque só gastaram o dinheiro e em nenhum momento pensaram que aquele dinheiro uma hora iria acabar.

Quer ser rico e ter a liberdade financeira, ao invés de comprar passivos que só vão consumir a sua renda, comece a comprar ativos financeiros que vão aumentar a sua renda, quando você tiver mais ativos financeiros gerando renda do que passivos financeiros, uma hora esses ativos estarão pagando tanto a você que será o suficiente para bancar seu custo de vida, a partir daí continuar trabalhando será uma opção.

Espero que esses conselhos te ajudem a começar seu projeto de liberdade financeira, mas não se esqueça, quanto mais coisas gerando renda você tiver, mais chances você terá de acelerar o processo de enriquecimento. Fica a dica!

E aí o que achou desse assunto? Me diga aí, o que você faria hoje se ganhasse na loteria?

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Foregon

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Anywhere office: conheça o novo modelo de trabalho flexível

Pix: da facilidade nas transações ao crescimento nos golpes e mudança nas regras

Hotmart realmente dá dinheiro? Descubra agora mesmo

Iti Itaú: como ganhar dinheiro com a carteira digital

5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso

Saiba como remover os dados do cartão de crédito no Google Chrome