Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

3 indicadores financeiros que você precisa conhecer

Por CeleroPublicado em

A vida de uma empresa é semelhante à vida de uma pessoa, em vários aspectos.

Um exemplo disso é a saúde: assim como todo ser humano precisa se manter saudável, se alimentando bem e gastando energia de forma adequada, uma empresa também precisa manter o seu caixa saudável, administrar bem os seus investimentos, gastos, etc.

Existem diversas formas, dentro da medicina, de medir a saúde de uma pessoa — e, novamente, com a saúde financeira de uma empresa não é diferente! Para que uma empresa cresça de forma saudável, é essencial estar ciente do quão saudável está a sua situação financeira.

Isso ajuda a entender quando se deve remediá-la e quando ela está forte o suficiente para avançar mais rápido. Em suma: compreender a situação financeira da sua empresa permite que ela performe como um atleta no mercado!

E a forma que se usa para medir essa saúde financeira são métricas conhecidas como indicadores financeiros, que trazem dados sobre a atuação da empresa e o seu desempenho.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Confira, agora, os 3 principais indicadores financeiros que nós selecionamos neste artigo!

  1. Ponto de Equilíbrio Operacional (PEO)

Ele é, resumidamente, o momento em que o lucro da sua empresa é zero. Ou seja, quando a receita da empresa é igual aos gastos.

Essa métrica indica o quanto o seu negócio precisa faturar para suprir o que gasta com a operação. Quanto dinheiro precisa entrar na conta para que a sua empresa permaneça operando?

É um indicador que permite, ainda, outras análises, como por exemplo entender o quanto você precisa vender por mês para não ter prejuízo.

  1. Capital de giro

Sempre que você faz um investimento dentro da sua empresa ou simplesmente paga as suas despesas e os custos da sua produção ou prestação de serviço, você usa uma certa quantia de capital.

Para que a sua operação se mantenha saudável e segura, é muito importante entender quanto dinheiro — ou seja, quanto capital — está disponível para ser investido ou gasto.

O capital de giro é a métrica que se utiliza para medir justamente esse ponto. Acompanhá-lo é ter controle do seu fluxo de caixa e não correr risco de ficar sem caixa para custear o seu produto ou serviço, pagar seus funcionários ou credores. Estar atento a esse capital também possibilita que muitos investimentos importantes sejam planejados com mais segurança!

  1. Margem de contribuição

Um dos indicadores mais importantes e mais comentados no universo financeiro é a margem de contribuição. Ela é uma qualificação imediata da sua receita e indica o desempenho da sua empresa com o que é realmente essencial para vender o seu produto ou serviço.

Dito de outro modo, a margem de contribuição é a receita das suas vendas após serem deduzidos os redutores e custos — os gastos que permitem a prestação dos serviços ou a venda dos produtos.

A performance indicada por essa métrica diz muito sobre a empresa. Se a margem estiver muito baixa, por exemplo, pode ser que o dinheiro em caixa não dê conta de suprir os demais gastos, como as despesas e os impostos inclusos na operação.

Conclusão

O mais importante na gestão financeira empresarial é manter o equilíbrio que permite o crescimento do negócio — e, é claro, que você alcance as suas metas e objetivos, sejam eles quais forem!

As métricas não existem para te prender, mas para te ajudar a chegar onde você deseja com a sua empresa.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Celero

A Celero é uma empresa que ajuda pequenos & médios empreendedores a descomplicar a rotina do setor financeiro empresarial através de um software para gestão financeira fácil de usar.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Nubank lança novo cartão PJ prateado; saiba mais

Membership Rewards: conheça o programa de recompensas dos cartões Amex

Como pagar fatura do cartão com Pix no C6 Bank?

3 cartões de crédito para quem ganha um salário mínimo

Visa e Mastercard: como funciona o seguro proteção de preço?

Como pagar conta de luz com cartão de crédito

Santander Unlimited oferece até 3 pontos por dólar gasto e favorece anuidade

Conheça o novo cartão benefício consignado PAN com vantagens