Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

4 dicas de como aplicar a Transformação Ágil nos serviços financeiros

Por VoittoPublicado em

Um dos grandes desafios do mercado financeiro é se converter para o ágil, visto que é uma área muito tradicional. E as fintechs, startups de serviços financeiros, vieram para mudar radicalmente esse setor.

Essas empresas trouxeram soluções baseadas no novo padrão de consumo: o digital, fácil, eficiente e sem grandes burocracias.

Mas como inovar de maneira efetiva e contínua quando pensamos nos serviços financeiros e em qualquer outro mercado? É aí que entra o conceito de Transformação Ágil

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Então, neste artigo vamos conversar sobre os seguintes tópicos:

  • O que é Transformação Ágil?
  • Principais benefícios de transformar os serviços financeiros para o ágil;
  • 4 Dicas de como aplicar a Transformação Ágil nos serviços financeiros.

Preparado(a)? Então vamos lá!

O que é Transformação Ágil?

A transformação ágil é, basicamente, a aplicação de práticas ágeis em setores e também em organizações inteiras. Para isso são utilizados diversos frameworks, como Scrum, Extreme Programming, SAFe, Kanban e outros. 

O principal objetivo de uma empresa, independente da área em que atua, ao adotar a transformação ágil, é priorizar o cliente, gerando valor de maneira contínua, transparente e eficaz.

Deste modo, mais importante do que fechar um contrato com um cliente é certificar-se de que estará resolvendo o seu problema.

Além disso, quando falamos em equipes ágeis, um ponto bastante trabalhado é a comunicação eficiente e a humanização dos processos internos.

Afinal, o sucesso de uma empresa está muito mais vinculado às pessoas que a formam e sua cultura, do que com as ferramentas utilizadas, que podem se modificar no futuro.

Outro ponto muito importante quando falamos de transformação ágil é a capacidade de uma organização de se adaptar às mudanças.

Dessa forma, métodos engessados e processos burocráticos não possuem mais espaço neste novo modo de gerenciamento. A chave para isso é que líderes e funcionários estejam sempre antenados às novas tecnologias e tendências de mercado.

Agora vamos te mostrar os principais benefícios de adotar a transformação ágil no setor financeiro. Continue conosco!

Principais benefícios de transformar os serviços financeiros para o ágil

A Transformação Ágil chega para aplicar a disrupção nos processos tradicionais. Isso significa que ela traz uma nova lógica de operação em suas atividades, tornando até obsoleto o que havia antes. Nos serviços financeiros não é diferente.

O departamento financeiro é um dos pilares de crescimento de uma empresa e, nesse contexto, tarefas desenvolvidas com mais eficiência, usando a tecnologia a seu favor, são extremamente necessárias. Veja os principais benefícios:

Mais produtividade

A transformação ágil prevê equipes menores e autogerenciáveis na execução das tarefas cotidianas. Isso faz com que cada profissional entenda perfeitamente seu papel para cada etapa dos projetos.

Essa conscientização resulta em funcionários mais engajados, o que aumenta a produtividade das equipes.

Redução de custos internos

Muitos empresários acham que o investimento em tecnologia e inovação pode ser um custo desnecessário. Mas, na verdade, é um investimento, porque o foco está em aumentar a lucratividade em médio prazo.

E um software ERP, por exemplo, é uma opção. Isso acontece porque é possível reduzir o quadro de funcionários, pois ele cuida de diversos processos sem precisar de operador humano, como na segurança de dados.

Da mesma maneira, a utilização de um software diminui a utilização de materiais de escritório e também está intimamente relacionado à produtividade dos funcionários, podendo fechar mais contratos em menos tempo.

Maior controle dos riscos

Dentro da transformação ágil, os projetos funcionam em etapas e por equipes menores. Então, o risco de erros é diminuído consideravelmente.

Isso acontece porque existe uma atenção máxima em cada uma das entregas e qualquer desvio é identificado e corrigido rapidamente.

4 dicas de como aplicar a Transformação Ágil nos serviços financeiros

Até aqui, vimos o significado de Transformação ágil e como ela age no setor financeiro. Agora daremos 4 dicas de como aplicá-la:

1. Escolha a metodologia que mais se encaixa com a realidade da empresa

Você se lembra que a transformação ágil se baseia na aplicação de práticas ágeis em setores ou organizações inteiras? O primeiro passo, então, é definir qual será a metodologia que mais irá se adequar ao setor financeiro e a gestão da empresa. 

Essa metodologia ágil irá reger as metas e a forma como a equipe trabalha. Para isso temos o Scrum, Kanban, Smart, Extreme Programming e outras. 

É importante que estude as metodologias e faça uma escolha consciente, podendo também utilizar mais de um método ágil, se for viável.

2. Saiba que o processo é, de fato, uma transformação

É necessário que entenda que as metodologias ágeis não vão resolver todos os problemas que pode estar passando nos serviços financeiros.

Para transformar uma empresa para o ágil é preciso uma mudança de cultura e pensamento, incentivando um mindset ágil dos colaboradores.

Com a adoção do Agile serão novas maneiras de resolver velhos problemas, então todos os envolvidos precisam estar alinhados, revisando continuamente a condução de desafios e contando também com a colaboração mútua. 

3. Permita-se errar

Um dos percalços naturais do processo de inovação é o erro e esse é o grande diferencial das fintechs. Elas se permitem errar.

Mas existe uma diferença: os erros são calculados e os problemas são resolvidos rapidamente.

Por esse motivo é tão importante também o alinhamento do time, realizando reuniões frequentes (como as dailys da metodologia Scrum), para que o andamento das atividades não seja prejudicado por erros que podem ser facilmente resolvidos.

4. Invista em treinamentos e acompanhamento durante o processo de transição

Não é fácil transformar uma empresa para o ágil, independente da área em que atua. Mas a boa notícia é que não é impossível.

Por mais que a equipe saiba exatamente o que fazer, é importante ter continuidade. Para que haja um bom resultado a longo prazo é preciso que os novos hábitos sejam exercidos diariamente.

Da mesma maneira, é necessário o investimento em capacitação e o apoio dos líderes, além do acompanhamento durante o processo de transição.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pensa em fazer intercâmbio? Confira 5 dicas para guardar dinheiro

Parceria entre next e Veloe oferece 24 mensalidades gratuitas

Controle financeiro: confira 6 estratégias para e-commerce!

7 aplicativos que vão te ajudar a economizar muito

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?