4 dicas financeiras para se aposentar com tranquilidade
Você já parou para pensar como será sua vida quando chegar a aposentadoria? Por vezes nem damos a devida importância nesse assunto, sempre deixando para depois, como se tudo fosse se resolver sozinho, mas uma hora a conta chega.

Será muito proveitoso para você poder desfrutar da terceira idade com estabilidade financeira, sem preocupações em como pagar as contas e de fato aproveitar o que resta da vida depois de árduo trabalho.
Quantas pessoas vemos na rua em situações como empurrando um carrinho para vender sorvetes ou então pedindo dinheiro para os outros e elas já são bem de idade? É perceptível que nem a saúde necessária para estar ali na luta todos os dias elas não possuem, contudo, como não tem o dinheiro suficiente para viver, precisam continuar tentando a vida de alguma forma
Se você não quer passar por esse tipo de situação e almeja ter uma aposentadoria e velhice tranquila, aposentar mais cedo, é preciso seguir algumas dicas financeiras e trarei elas nesse post.
O que você procura?
Planejamento financeiro
Esse sem dúvidas é o primeiro passo para quem deseja aposentar com tranquilidade. Conhecer seu orçamento, organizá-lo, não gastar mais do que ganha, poupar e investir parte da renda, comprar somente o necessário, anotar o quanto entra e quanto sai de dinheiro, procurar fazer renda extra, etc.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Outro ponto que deve estar dentro desse planejamento financeiro são as metas. Quanto você gostaria de receber de aposentadoria e quanto seria necessário para manter seu estilo de vida atual.
Investimentos
Se você for depender somente do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, talvez você nem chegue a se aposentar, já que cada vez mais criam dificuldades para ter a aposentadoria aprovada, por isso é preciso investir por conta própria e ter aquele dinheiro como se você estivesse recebendo do INSS, mas na verdade está vindo do lucro dos seus investimentos.
Pode até ser que você chegue ao ponto de receber a aposentadoria, mas talvez o valor seja insuficiente para te bancar, cobre nem os gastos com saúde, e é aí que entram seus investimentos de complemento para atingir a meta de quanto você quer receber de aposentadoria. Os seus investimentos terão trabalhado para você, já que você não quer mais trabalhar.
Regularidade e estratégia
É preciso investir, mas com regularidade e de modo estratégico, pensando sempre no longo prazo para assim conseguir atingir um patamar estável. Muitos costumam simplesmente jogar o dinheiro na poupança por exemplo, mas isso não trará grandes lucros, é quase como se o seu dinheiro estivesse parado mesmo. Procure investir em boas opções de renda fixa e algumas rendas variáveis, buscando sempre ter uma carteira de investimentos diversificada. Aqui no blog mesmo você já tem acesso a diversos textos que irão te ajudar a investir.
Planejar antes
Quanto antes você se planejar para sua aposentadoria, mais cedo conseguirá se aposentar e melhores condições terá, com melhores retornos. Se você está desempregado por exemplo a muitos anos, veja se compensa continuar contribuindo ao INSS ou se é melhor pegar o dinheiro que faria a contribuição e investir ele todo.
Para aposentar mais cedo, requer não negligenciar seu futuro; comece a investir desde já, é inevitável que a velhice irá chegar. A aposentadoria deveria ser algo de extrema importância no planejamento de vida de todos.
Jamais você irá se arrepender de ter iniciado nos investimentos anos atrás, mas o arrependimento de chegar o futuro e ver o que você não fez, esse com certeza irá doer muito emocionalmente e no bolso.
Deixe seu comentário