4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros
Um estudo realizado pela Economatica selecionou os dez bancos mais rentáveis no mundo que possuem US$ 100 bilhões em ativos no ano de 2021. Nessa lista, foram incluídos quatro bancos brasileiros que contam com essa fortuna. Continue a leitura do artigo e confira!
Ranking dos 10 bancos mais rentáveis do mundo
Os dez bancos mais rentáveis do mundo com maior taxa de Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (Return On Equity), ou seja, que mais geram valor ao negócios e aos investidores com bases nos recursos, são:
1. Capital One (americano): ROE de 20,4%;
2. Ally Financial (americano): ROE de 19,3%;

3. Santander Brasil (brasileiro): ROE de 18,9%;

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
4. RBC (canadense): ROE 17,3%;
5. Itaú (brasileiro): ROE de 17,3%;
6. J.P. Morgan (americano): ROE de 16,9%;
7. Banco do Brasil (brasileiro): ROE de 15,7%;
8. Bradesco (brasileiro): ROE de 15,2%;
9. Bank of Nova Scotia (canadense): ROE de 15,1%;
10. SVB Financial (americano): ROE de 15,0% .
Para selecionar os dez mais rentáveis, o estudo contou com 39 bancos, sendo 19 dos Estados Unidos, quatro do Brasil, quatro do Canadá e quatro do Reino Unido. Além desses, o Japão e Coréia do Sul contaram com três bancos cada, a Espanha e a Índia com dois bancos cada. Também foram incluídos outras quatro instituições financeiras de países diferentes.
ROE em queda
De acordo com a pesquisa, as instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco e Itaú sofreram uma queda no ROE em 2021, mas alguns deles ainda conseguiram entrar no ranking. Já outras como o Capital One, Ally Financial, J.P Morgan, SBV Financial e o Santander Brasil tiveram uma alta.
Em resumo, os bancos brasileiros que estão no top dez apresentaram uma queda de 6,6 pontos percentuais na rentabilidade em comparação ao ano de 2020. Essa queda aconteceu devido a pandemia da covid-19, mas em 2021 os resultados foram favoráveis e conquistou a pontuação de 4,4 pontos.
Informamos?
E aí, gostou de receber essa informação? No portal da Foregon você fica atualizado de diversos assuntos relevantes para o seu bolso. Caso tenha alguma sugestão, faça um comentário para nós.
Até mais!
Deixe seu comentário