Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

4 em cada 10 brasileiros priorizam o preço nas compras de fim de ano

Por Janaína TavaresPublicado em

Você sabia que quatro em cada dez brasileiros mencionam o preço como principal prioridade nas compras de fim de ano? De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Foregon, esse público representa 40,3%. Veja mais detalhes no artigo e conheça os outros fatores que as pessoas levam em consideração na hora de comprar algo.

O que avaliar na hora de fazer as compras de fim de ano?

Entre os dias 12 a 19 de dezembro de 2019, o estudo da Foregon ouviu 1.192 consumidores. Vale destacar que a pesquisa possui um nível de confiança de 95% com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Conforme dados do levantamento, 38.6% dos entrevistados compraram algum item na Black Friday 2019 e 61,5% deles aproveitaram as ofertas em novembro para adiantar as compras de fim de ano.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

No entanto, neste mesmo público, 86.6% afirmaram que pretendem fazer mais aquisições. Porém, quais seriam os fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor? A pesquisa responde isso:

Preço 40,3%
Qualidade do produto 35,6%
Formas de pagamento 12,8%
Confiança na loja 3,5%
Atendimento 2,4%
Nenhum deles 1,7%
Valor do frete 1,3%
Opção "retirar na loja" 1,1%
Prazo de entrega 0,9%
Avaliação de amigos 0,3%
Política de troca/devolução 0,2%

No primeiro lugar, o preço é o item mais avaliado, reforçando a necessidade de busca de melhores ofertas por parte dos consumidores. Em segundo lugar, com 35.6%, os brasileiros levam em conta a qualidade dos produtos, seguida pelas formas de pagamento com 12,8% das respostas.

Pesquisa Foregon

O questionário da Foregon buscou compreender se a Black Friday interfere ou não no comportamento dos entrevistados, assim como fatores que influenciam suas decisões de compra, dentre outros aspectos.

Dentre os que participaram da pesquisa, a faixa etária de 25 a 44 anos foi a maioria, somando 53,1%. Já a região do Brasil que mais teve representatividade foi o Sudeste porque concentrou 31,3% dos entrevistados, acompanhado pelo Nordeste com 28,4% e Sul, com 17,1%.

Em relação ao perfil das pessoas, o destaque fica por conta do público feminino que teve 52,2% de presença no levantamento. Logo em seguida, os homens com 47,8%.

Sugestões de conteúdo

Se você também avalia o preço dos produtos ou serviços antes de fazer as suas compras de fim de ano, que tal conhecer alguns conteúdos que podem te auxiliar nessa jornada? 

Descomplicamos?

Agora queremos saber: além do preço, o que mais você pretende levar em consideração para realizar suas compras de fim de ano? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Gig economy: conheça o novo modelo de trabalho

Como o aumento do dólar pode impactar sua vida em 2021?

Lojas físicas ou online: qual a preferência no Dia do Consumidor 2020?

Descubra a faixa salarial que se destaca no Dia do Consumidor

Os principais interesses de compra do Dia do Consumidor

47,2% dos ex-negativados conseguem controlar as finanças

Negociar as dívidas é a parte mais importante para 35,2% dos ex-negativados

25,9% dos inadimplentes não têm condições de quitar dívidas