Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

4 erros que te fazem perder dinheiro no fim de ano

Por Nara LimaPublicado em

Você piscou e 2021 passou. Já estamos em novembro, faltam menos de dois meses para o fim do ano, época especial, mas que se não envolver planejamento, pode complicar a sua vida financeira no ano seguinte.

A grana extra decorrente do 13º salário, férias e bonificações podem ajudar muitos a saírem do aperto, no entanto, outras pessoas acabam utilizando esse dinheiro sem consciência, com gastos desnecessários, resultando em prejuízos financeiros.

Para te ajudar a lidar de uma melhor forma com suas finanças, separamos quatro erros comuns, mas que te fazem perder dinheiro, principalmente no fim de ano. Confira!

4 erros que te fazem perder dinheiro

1. Utilizar o 13º sem planejamento

Você já gastou com coisas desnecessárias pensando no 13º salário que nem havia caído em sua conta ainda? Essa é uma atitude que muitos brasileiros tomam, principalmente no fim de ano, mas que deveria ser evitada.

Essa atitude faz com quem você gaste muito mais do que o necessário. Não estamos falando para você não aproveitar essa grana ou não presentear seus amigos e familiares, certo? O ponto em questão é que é preciso ter planejamento financeiro para lidar com esse dinheiro da melhor forma.

2. Comprar em promoções

Claro que as promoções do fim de ano podem ser grandes aliadas das finanças, afinal, quem não ama aproveitar as ofertas para decorar a casa, por exemplo, não é mesmo? No entanto, é preciso refletir antes de realizar uma compra, afinal, será que você está mesmo precisando do que está sendo ofertado?

A compra por impulso é um sinal de que você não está seguindo o seu planejamento financeiro, tópico que citamos anteriormente, e está gastando mais do que o necessário. A dica é aproveitar as promoções de forma inteligente, comprando em lugares com ofertas mais vantajosas para o seu bolso.

3. Gastar com presentes caros

Mais uma vez entraremos no assunto: planejamento financeiro. Essa é uma pauta importante, visto que a falta de organização das finanças é o principal fator que te leva ao vermelho, ou seja, ao endividamento.

O Natal e o Ano Novo são épocas em que costumamos gastar mais, principalmente com presentes e alimentação. Por isso, se seu orçamento realmente não permitir, evitar presentar todos ao seu redor com itens caros é uma opção para que você gaste seu dinheiro de forma descontrolada.

4. Não ter metas para o futuro

Esse tópico deve ser levado para vida e não apenas para as festas de fim de ano. Se você quer iniciar 2022, assim como outros anos, com uma organização financeira adequada ao seu estilo de vida, estabeleça metas.

É importante lembrar que não ter foco financeiro também é uma forma de perder dinheiro, certo? O ideal é se planejar hoje para ter controle amanhã. Estabeleça pequenas metas que devem ser cumpridas a curto prazo e, aos poucos, vá transformando seus objetivos.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que os erros citados no decorrer do texto te ajudem a não cometer novos erros. Afinal, nosso objetivo é descomplicar a sua vida financeira.

Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como usar o CDC Digital para aumentar as vendas?

Como reter talentos na área de tecnologia?

Como conseguir taxas de juros atrativas e não perder dinheiro

Conheça as vantagens do seguro de vida do Nubank

Aplicativo do Auxílio Brasil é lançado: veja como acessar

Detran SP: confira novo cronograma para renovar CNH vencida

Programa de recompensas Neon: tudo o que você precisa saber

Universitários: confira 5 dicas que irão te ajudar a controlar o seu dinheiro