4 sinais de que o seu planejamento financeiro está errado
Segundo pesquisa realizada pelo Banco Central, as principais razões para o endividamento são: em primeiro lugar fatos inesperados, como perda de emprego, doença ou morte. Logo a seguir, vem a falta de planejamento financeiro e empréstimos em nome de terceiros.

Neste post iremos falar sobre os sinais mais comuns para você perceber se o seu planejamento financeiro está errado.
1.Você tem o controle de seus gastos mensais?
Não ter uma lista com a relação dos gastos fixos mensais é o primeiro sinal de que a sua organização financeira não está sob controle. Porque sem saber o quanto de contas fixas você tem que arcar mensalmente, pode levá-lo a gastos com itens supérfluos que poderão comprometer a sua organização financeira e levá-lo a recorrer ao cheque especial ou a crédito emergencial.
Anotar as receitas mensais e os gastos é importantíssimo para adquirir hábitos financeiros saudáveis para você e sua família. Somente com a visão das entradas e saídas, será possível saber o quanto se pode gastar e o quanto se pode guardar na poupança ou em outro investimento para o caso de uma necessidade.
2- Você tem dinheiro na poupança ou em outro investimento?
Não ter nenhuma reserva financeira, também é um sinal de que você precisa organizar as suas finanças. Usar toda a renda mensal para o pagamento de contas é um indício de que não há um planejamento para se fazer uma reserva financeira para emergências e tampouco para a realização de sonhos.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Essa falta de reserva é prejudicial para o bem-estar familiar, pois gera uma incerteza sobre o futuro e prejudica o planejamento financeiro para aquisição de bens de alto valor ou o acesso a opções de lazer, como viagens.
3- Você sabe dizer não para os gastos dos filhos?
Saber dizer não aos filhos quando estes solicitam gastos que está acima do orçamento doméstico é imprescindível para manter o planejamento financeiro familiar. Muitas famílias, quando não exercem esta autoridade sobre os filhos, acabam se perdendo nos gastos, pois permitem que seus filhos tenham um estilo de vida que não está de acordo com os reais rendimentos da família.
É de suma importância comprometer todos os membros da família com o orçamento mensal. Um planejamento financeiro familiar será muito mais efetivo, pois todos participarão e ajudarão a organizar as finanças, inclusive contribuindo para planos futuros como viagens ou compra de bens de valores altos.
4- Você consegue viver sem o cartão de crédito?
Você usa seu cartão de crédito como uma alternativa para aumentar seu rendimento mensal? Se a sua resposta foi sim – então está na hora de organizar as suas finanças. Este é um erro muito comum que muitas vezes leva as pessoas à inadimplência. O uso do cartão de crédito deve ser consciente e está contemplado no orçamento mensal sem comprometer os demais gastos.
Se você conseguiu perceber estes sinais em sua vida, saiba que é possível criar um planejamento financeiro.
Caso, para começar um planejamento financeiro, você precise de crédito para saldar dívidas que acabou contraindo, existem algumas opções de empréstimo com taxas mais baixas que os juros do cartão de crédito ou do cheque especial.
O crédito consignado é uma boa opção para funcionários públicos, aposentados ou pensionista e, também, para quem tem contrato de trabalho pelo regime CLT. Como as parcelas são descontadas diretamente do salário a garantia de recebimento pela instituição financeira tem uma garantia maior.
A Onidata disponibiliza para as instituições financeiras ou fintechs uma plataforma digital completa para Crédito Consignado e CP com FGTS em garantia, atendendo as empresas conveniadas e colaboradores para solicitação e aprovação do crédito online sem precisar ligar para uma central de atendimento, já que a plataforma é 100% em cloud computing.
Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Somos uma plataforma de crédito digital, para as operações de Crédito Pessoal, Crédito Pessoal com FGTS em garantia, CDC Digital, Consignado, Capital de Giro e Desconto de Recebíveis. Fornecendo toda a infraestrutura de TI em SaaS (software as a service) para que qualquer empresa possa oferecer crédito. Do front-end ao back-office - nossa plataforma oferece: avaliação da proposta, verificação e simulação do financiamento; consulta aos órgãos de crédito; assinatura eletrônica dos contratos; portabilidade; refinanciamento; gestão do contrato aprovado com o envio de informações ao Banco Central, garantido aos clientes segurança e agilidade. Nossa solução é oferecida como white label, e está preparada para integrar com aplicativos, nos diferentes canais de vendas, marketplaces e sistemas periféricos, pois todas as funcionalidades estão em APIs.
Deixe seu comentário