Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

41,5% das pessoas preferem fazer as compras de fim de ano em lojas físicas

Por Janaína TavaresPublicado em

O que você prefere? Loja física ou online? Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Foregon, 41.5% dos consumidores brasileiros preferem realizar as compras de fim de ano nos estabelecimentos físicos. Veja mais a respeito, logo a seguir.

Como o estudo chegou a esse resultado?

A pesquisa ouviu 1.192 pessoas durante os dias 12 a 19 de dezembro de 2019, sendo que o nível de confiança do estudo é de 95% com uma margem de erro de 2,8 pontos percentuais.

Portanto, deste número de consumidores entrevistados, 38.6% afirmaram que fizeram compras na Black Friday 2019.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Além disso, dentro desse público, 61.5% aproveitaram as ofertas em novembro para adiantar as compras de fim de ano e, 86.6% disseram que estão dispostos a fazerem mais aquisições.

Sendo assim, 41.5% preferem comprar os produtos ou serviços em lojas físicas. Veja a tabela abaixo que preparamos para você entender melhor esta questão:

Loja física 41,5%
Loja online 16,3%
Ambas 42,2%

Porém, mesmo tendo uma preferência pelos estabelecimentos físicos, 72.5% responderam que utilizam os recursos online com o intuito de pesquisar os preços dos produtos antes da compra.

Loja física ou online para as compras de fim de ano?

As duas possuem vantagens, contudo, na hora de escolher, você pode observar alguns pontos que chamam a atenção nestes dois casos.

A online, por exemplo, proporciona mais comodidade na hora de adquirir algum produto ou serviço. Contudo, se você decidir comprar itens como roupas, saiba que não é possível experimentar, sentir ou até mesmo provar o produto antes de realizar a compra.

Por outro lado, na loja física você tem a liberdade de fazer isso para ter certeza de que aquela aquisição é o que você procurava. No entanto, em alguns estabelecimentos deste tipo não vão oferecer para você diversas condições de pagamento.

Como foi feita a pesquisa da Foregon?

O questionário da Foregon teve a finalidade de mapear a intenção de compra dos consumidores para o fim do ano e entender os fatores que influenciam suas decisões de aquisição.

Vale ressaltar que, dentre os que responderam a pesquisa, a faixa etária de 25 a 44 anos foi a maioria, somando 53,1%.

Aliás, a região do Brasil que mais teve representatividade foi o Sudeste porque concentrou 31,3% dos entrevistados, seguido pelo Nordeste com 28,4% e Sul, com 17,1%.

Você pode gostar de ler

Continue com a gente e aproveite para ter acesso a outras leituras:

Descomplicamos?

Depois de ter visto nossa pesquisa, queremos te escutar agora. Você prefere fazer as compras de fim de ano em uma loja física ou online? Qual delas traz mais vantagens para você? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Lojas físicas ou online: qual a preferência no Dia do Consumidor 2020?

Descubra a faixa salarial que se destaca no Dia do Consumidor

Os principais interesses de compra do Dia do Consumidor

47,2% dos ex-negativados conseguem controlar as finanças

Negociar as dívidas é a parte mais importante para 35,2% dos ex-negativados

25,9% dos inadimplentes não têm condições de quitar dívidas

35,8% dos negativados desejam ter independência financeira

87,7% dos negativados não conseguem aprovação de crédito

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Pesquisas de mercado