Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 ações sustentáveis para aderir na sua empresa

Por Sabrina VansellaPublicado em

Recentemente, o Tetra Pak, empresa que fabrica embalagens para alimentos, realizou uma pesquisa que pode mudar a maneira que muitas empresas se relacionam com o meio ambiente. O principal resultado mostrou que dois terços dos consumidores brasileiros evitam marcas que não priorizam ações sustentáveis.

Que tal aderir novas abordagens na sua empresa e ajudar na diminuição dos impactos ambientais? Continue a leitura do artigo e saiba como.

5 ações sustentáveis para aderir na sua empresa

É possível obter um crescimento na sua empresa e ainda conseguir aderir ações sustentáveis. Pensando nisso, reunimos cinco ações que podem ser aplicadas no seu negócio e ainda ajudam a preservar o meio ambiente, confira.

Faça um planejamento estratégico

Algumas estratégias podem te ajudar a economizar e ainda estão vinculadas à sustentabilidade. Por exemplo, veja se o segmento da sua empresa utiliza muita energia ou água, em qual processo acontecem os desperdícios e quais são as matérias-primas utilizadas que são poluentes. Depois de ter essas respostas, estude alternativas econômicas que podem diminuir os impactos.

Reduza ou elimine todos os tipos de poluição

Agora chegou o momento de minimizar ou eliminar por completo todos os tipos de poluição que são causados pela sua empresa. Conheça algumas ações que diminuem os danos ambientais:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

  • Poluição visual e sonora: o excesso de cartazes, propagandas e placas podem ser reduzidos no ambiente empresarial. Além disso, é importante estar atento aos ruídos de equipamentos;
  • Acúmulo de resíduos no meio ambiente: nesse caso, a dica é diminuir a produção de lixo, principalmente de plástico, e não manter esgotos a céu aberto;
  • Economia em processos: conheça as etapas do processo de fabricação do seu produto ou serviço. Veja onde é possível reduzir, reutilizar, recuperar e reciclar. Diminua as impressões físicas com papel e dê preferência ao meio digital;
  • Matéria-prima: conheça o histórico do seu fornecedor, confira se a matéria-prima vem de fonte renovável com baixo impacto ambiental.

Faça uso consciente da água

Evite vazamentos e desperdícios de água no dia a dia da empresa. Existem tecnologias que podem ajudar nesse processo, como: utilizar arejadores de torneiras, produtos de limpeza biodegradáveis, reutilizar água para limpeza e estimular a economia de água por meio de campanhas para seus funcionários e clientes. 

Aprenda a gerenciar os resíduos sólidos

Minimizar as sobras na fabricação do seu produto ou prestação de serviço ajuda o meio ambiente e ainda promove a economia. Além disso, os produtos recicláveis podem ser encaminhados para cooperativas de catadores. No caso dos resíduos orgânicos, é importante que eles sejam levados para a compostagem.

Resíduos como metais e óleo de cozinha podem ser vendidos e gerar renda. Portanto, confira as regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei nº 12.305/10.

Faça uso consciente da energia

Existem diferentes maneiras de economizar energia. Além de desligar o interruptor e equipamentos, você pode aderir novas ações sustentáveis, como:

  • Instalar janelas amplas, permitindo que a luz do sol entre no ambiente;
  • Pintar as paredes de cores claras para deixar o ambiente mais fresco;
  • Instalar equipamentos que consumam menos energia;
  • Limpar os filtros do ar-condicionado;
  • Trocar lâmpadas comum para fluorescentes ou de LED;
  • Estudar a alternativa de aderir a energia solar no seu negócio.

Gostou do nosso conteúdo?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer ações sustentáveis para a sua empresa. Que tal conhecer a startup que oferece energia solar por assinatura? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é portabilidade? Conheça todas as modalidades

Emissão cartão CNPJ: entenda o que é e como fazer

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber

O que é INSS? Guia completo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social

App Itaucard: como baixar o aplicativo do banco no seu celular