Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 coisas que você precisa saber sobre o empréstimo consignado

Por Camila SilveiraPublicado em

Entender como funciona o empréstimo consignado é essencial no momento da contratação desse serviço financeiro. Afinal, você precisa entender o que está solicitando, quais são as condições de pagamento e, principalmente, qual é a segurança da operação. Veja cinco características do crédito consignado e se ele é ideal para o seu momento.

O que você procura?

5 coisas que você precisa saber sobre o empréstimo consignado

1. O empréstimo pode sair 30% mais caro

Ao contratar o empréstimo consignado com correspondentes bancários individuais, você corre o risco de pagar 30% mais caro devido às comissões pagas a estes agentes.

O mesmo pode acontecer com um empréstimo contratado em agências bancárias e lojas financeiras. Isso porque, além do comissionamento, os bancos também incluem o pagamento de toda estrutura física no valor do consignado.

Para evitar prejuízos em seu orçamento, é necessário ficar atento ao Custo Efetivo Total (CET) do seu empréstimo antes de fechar negócio.

2. Nenhuma instituição financeira idônea pede pagamentos antecipados

Saiba que todos os custos com a operação de crédito já estão dentro do CET, no qual é possível  visualizar todas as cobranças referentes ao seu crédito consignado. Sendo assim, jamais aceite pagar taxas antecipadas na simulação ou contratação do seu empréstimo. Essa é uma prática ilegal e você pode denunciá-la como consumidor!

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

3. Você pode desistir do seu consignado em até 7 dias

É direito do consumidor desistir do empréstimo consignado em até sete dias. Esse prazo de cancelamento tem início a partir do dia que o dinheiro contratado entra na conta.

4. Você pode trocar seu consignado por outro com taxa de juros menor

É possível trocar o seu contrato de consignado já existente por outro com taxas de juros menores. A única condição pra realizar esse procedimento é que a nova instituição financeira tem que ofereça uma taxa de juros menor do que a atual.

Além de pagar menos nessa troca, você libera o valor na sua margem consignável ou recebe a diferença, que é o "troco".

5. Empréstimo consignado online tende a ser mais barato

Está comprovado que o empréstimo consignado online é mais barato e mais rápido do que o tradicional. Isso porque no empréstimo tradicional, você acaba pagando taxas de juros mais caras devido aos custos embutidos dos gastos operacionais com funcionários e estrutura física.

No consignado online, esses custos são reduzidos e, como resultado, você contrata com juros menores!

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Foregon: Como Funciona a Solicitação de Empréstimos?

Empréstimo Débito em Conta [O que é, Características, Taxas]

Empréstimo com Dinheiro Guardado Nubank: Como Contratar?

Como usar seu Terreno como Garantia para Obter um Empréstimo

Empréstimo imobiliário: dicas para contratar

Beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer empréstimo na Caixa?

A CredFácil é Confiável? Confira

Empréstimo consignado empresa privada: entenda como funciona