Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Por Juros BaixosPublicado em

No Brasil, os empréstimos são vistos como vilões das finanças já que ele pode significar longas dívidas e altos juros para quitar o valor final. Porém, em dezenas de situações ele pode realmente te ajudar a dar a volta por cima, bastando estudar o tema e entender como ele funciona, os prós e contras de cada modalidade, além dos cuidados básicos para não cair numa furada, como agiotas, golpes, entre outros. 

No texto de hoje você vai se adentrar nesse mundo e compreender o assunto antes de fazer qualquer empréstimo. Confira:

Peguei um empréstimo, e agora? 

Caso você já tenha feito o empréstimo ao chegar nesse texto, não se desespere! Separamos muitas dicas para quem já fez todo o processo, mas não quer se enrolar no pagamento. 

Score no Serasa, o que é isso? 

Antes de tudo, vamos falar sobre o Serasa Score. O que é isso? É uma pontuação que vai de 0 a 1.000 no sistema da Serasa. E o que isso significa? Ela mostrará as chances do seu perfil quitar as contas de maneira correta nos próximos 12 meses. Ao fazer o pedido do empréstimo, seu score de crédito será avaliado.

Que cuidados tomar para não deixar meu nome sujo

Segundo a Serasa, mais de 62 milhões de brasileiros estão endividados! Abaixo separamos um pequeno guia dos cuidados a serem tomados para não cair em uma enrascada deixando o nome sujo:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pesquise bem onde você irá adquirir seu empréstimo 

Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não checam a veracidade da empresa ao fazer o empréstimo. E como verificar a confiabilidade do site? Olhe na barra de navegação (onde está o link). Há um cadeado? Então o site é seguro.

Opte por páginas que terminem o domínio por ".com" ou ".com.br", e claro, fique de olho caso o Google te mande algum alerta sobre a segurança do site. Faça pesquisas em sites onde os consumidores possam fazer reclamações, assim poderá saber se a empresa tem boa reputação. Por fim, cheque os dados da empresa, como razão social, o CNPJ e os endereços da sede.

Ainda tem dúvidas? Faça uma consulta sobre ela no site da Receita Federal. Em nosso site você consegue conferir todos os detalhes.

Veja qual o melhor tipo de empréstimo para sua realidade

Há diversas modalidades de empréstimos disponíveis no mercado, sendo assim, estude cada uma para ver qual se adequa mais ao que você precisa. Confira as principais: 

  • Cheque especial e cartão de crédito: aqui o limite já está pré-aprovado, bastando utilizar conforme a necessidade, porém, os juros são os mais altos do mercado.
  • Empréstimo pessoal: apesar dos juros altos, o empréstimo pessoal tem taxas melhores que as do cartão de crédito e as do cheque especial. Caso o seu nome esteja limpo, o crédito será liberado em menos de 24 horas após assinar o contrato.
  • Empréstimo consignado: aqui o pagamento é descontado diretamente do salário, aposentadoria ou pensão, com parcelas limitadas a 30% do total desses benefícios. Essa modalidade tem a menor taxa de juros do mercado, porém está disponível apenas para quem é aposentado, pensionista do INSS ou trabalha em uma empresa que tenha convênio com o banco.
  • Empréstimo com garantia: nessa modalidade você oferece um bem de valor como garantia para conseguir juros menores e maior prazo para pagar as parcelas, como carros, imóveis e joias. 
  • Financiamentos: funciona como o empréstimo pessoal, mas aqui os recursos devem ser utilizados da maneira pré-definida em contrato. Os mais comuns são os automotivos e os imobiliários.
  • Empréstimo para MEI: essa modalidade é ideal para as pessoas registradas como MEI que estejam iniciando a jornada nesse mundo empreendedor.
  • Empréstimo para autônomos: essa opção é interessante para quem não possui registro em carteira.

Faça um plano de pagamento 

É preciso um bom planejamento antes de entrar em qualquer dívida, afinal, você precisará sair dela, não é? Mas como fazer isso? Pense no seguinte: o valor para pagar as parcelas não pode ultrapassar 15% da sua renda mensal, senão poderá faltar dinheiro para as contas essenciais, como água e luz, por exemplo. 

Cuidado ao aceitar propostas de empréstimos em suaves prestações porque isso mostra que, provavelmente, serão muitas. Ou seja, quanto menor o período para quitar a dívida, melhor será para você e seu bolso. Contratempos podem sempre acontecer, então é melhor estar preparado e com as finanças em dia quando aparecerem. 

Veja também o valor dos custos extras, como os juros, tributos e encargos no caso de você atrasar o pagamento – geralmente são bem salgados. 

Seja responsável com seu dinheiro

No tópico anterior falamos sobre o planejamento, o que não deixa de ser uma responsabilidade financeira, mas aqui vamos pontuar outros gastos, como os fixos (aluguel, mensalidade escolar e internet, por exemplo) e variáveis (luz, água, mercado, entre outras). 

É preciso encaixar todas as demandas mensais junto às parcelas do empréstimo ao final do mês para não ter problemas com o acúmulo. Se possível, monte uma reserva de emergência, ela quem te salvará em casos de imprevistos.

Comece a se organizar melhor, seja por meio de alguma planilha no Excel, algum aplicativo ou mesmo em algum caderno, assim saberá exatamente para onde está indo o seu dinheiro, planejando-se melhor para as próximas semanas ou meses.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Juros Baixos

A Juros Baixos é uma plataforma de bem-estar financeiro que busca trazer tranquilidade para as suas finanças, e um marketplace de produtos financeiros. Com muito trabalho, criaram uma comunidade voltada à construção de um Brasil com pessoas financeiramente saudáveis.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Transferência de financiamento de carro: saiba como fazer

Tipos de empréstimos: veja qual é a melhor opção para você

Financiamento imobiliário: guia completo para a casa própria

5 cuidados com empréstimo para seu nome não ficar sujo

Empréstimo consignado Bradesco. Entenda

A empresa meutudo é confiável? Veja como ela funciona

Empréstimo para MEI negativado: entenda

Foi aprovada a suspensão do empréstimo consignado? Entenda