Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

5 dicas financeiras para alcançar suas metas em 2021

Por GuiabolsoPublicado em

Você tem metas financeiras? O começo do ano é sempre um período ótimo para quem quer começar novos hábitos, mas não é porque ele passou que você não pode começar a definir novas metas! 

O processo de criação de metas pode se tornar difícil, se você não souber como montar um plano de ação e definir metas realistas, para assim torná-las realidade.

Como definir metas financeiras pessoais?

Primeiro, entenda a diferença entre metas e desejos pessoais, já que essas vontades surgem de maneira repentina e são irracionais ou podem focar em objetivos abstratos. Um exemplo disso é: "ficar rico", sem ter um objetivo realmente definido com prazo.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Por isso, uma meta precisa ser definida de forma objetiva e ter um prazo, como: "sair das dívidas em 6 meses" ou "se aposentar em 30 anos", o que a torna plausível. 

Porque sonhar é saudável, mas as metas precisam ser realistas.

Cuidado para não ser ousado demais na hora de definir suas metas e comprometer muito da sua renda, por exemplo. É muito importante não colocar sua saúde financeira em risco e gerar frustrações que comprometam sua qualidade de vida.

O que diferencia as metas de curto, médio e longo prazo?

Já que as metas devem ter prazo, é necessário que esses prazos sejam definidos em dias, semanas, meses ou anos. Mas conhecer os conceitos de curto, médio e longo prazo podem ajudar na hora de definir prioridades.

  • Curto prazo: são metas que devem ser resolvidas entre 6 meses e 1 ano. Como: quitação de dívidas;
  • Médio prazo: são metas que levam de 1 a 5 anos para serem realizadas, ou seja, exigem um esforço financeiro maior. Como: comprar um carro novo ou fazer uma viagem;
  • Longo prazo: são metas que levam no mínimo 5 anos para serem realizadas. Aqui podem incluir: compra de um imóvel ou aposentadoria.

Que importância tem o planejamento financeiro para alcançar metas pessoais?

Depois de ter suas metas bem definidas, é momento de alinhá-las com o planejamento financeiro, é isso que vai gerenciar todo dinheiro que entra e que sai do seu bolso. Dessa maneira, você consegue entender as prioridades financeiras e se manter em um caminho. 

Quais são os benefícios do planejamento financeiro?

Ter um bom controle financeiro, além de te ajudar a atingir suas metas, podem te ajudar a construir uma relação melhor com o seu dinheiro, veja só:

Te dá uma visão clara sobre todas as despesas e evitar aperto no fim do mês.

Com um planejamento, você consegue entender exatamente quanto de dinheiro entra e sai da sua conta. O que pode te ajudar também na hora de definir cortes no orçamento.

Além disso, cuidar das finanças pessoais é cuidar do seu futuro. Ah, não se esqueça de montar sua reserva de emergência, é isso que vai garantir uma vida financeira mais tranquila caso algo aconteça.

Ajuda a sair do vermelho

Se você já está no vermelho, ter um planejamento financeiro é essencial. É por ele que você vai conseguir entender exatamente onde tem gastado mais, onde pode cortar gastos e direcionar para pagar as dívidas. Ou até entender se um crédito pessoal é a melhor opção nesse momento. E finalmente, conseguir sair das dívidas.

Como fazer um bom planejamento financeiro?

Se você já definiu suas metas, prazos e começou a olhar para o seu planejamento financeiro, é hora de entender como fazer isso da melhor maneira possível. Não basta ter só suas metas definidas, tenha prioridades, entenda sua saúde financeira e se preciso, faça um levantamento das suas dívidas.

Lembre-se que os benefícios de uma boa organização financeira são inúmeros e são para o seu futuro! Queremos sempre te ajudar a cuidar do seu dinheiro da melhor maneira possível.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guiabolso

O Guiabolso é uma plataforma que facilita e melhora a gestão financeira das pessoas organizando seus orçamentos, oferecendo bons produtos financeiros e permitindo que elas façam transferências instantâneas e gratuitas, a qualquer dia e hora. O App organiza as diversas contas bancárias do usuário automaticamente em apenas dois minutos, sem a pessoa ter de anotar os seus gastos individualmente. O App também faz a curadoria dos melhores produtos financeiros de acordo com o perfil detalhado do usuário. A missão do Guiabolso é transformar o sistema financeiro ajudando as pessoas a melhorarem suas vidas. O aplicativo, que surgiu em 2014 e já recebeu US$ 80 milhões em cinco rodadas de investimentos, conta com mais de 6 milhões de usuários. Além disso, possui o Guiabolso Connect, serviço pioneiro de inteligência de dados que conecta pessoas e empresas com o intuito de viabilizar negócios cada vez mais justos e personalizados, gerando mais assertividade, respostas em tempo real e redução de custos para as empresas que utilizam essa solução.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira o ranking das 100 melhores cidades para se viver no Brasil em 2021

Falta de planejamento financeiro pode afetar a sua saúde e qualidade de vida

Cartão Méliuz: ganhe dinheiro de volta em todas as compras

Banco Inter: saiba como ganhar cashback assistindo filmes

Reconhecimento de firma: o que é e como é feito?

Saiba como cadastrar o Google Pay no aplicativo Nubank

O SCR é igual ao SPC/Serasa e Cadastro Positivo?

Nubank: saiba como gerar o boleto do cartão de crédito no site