Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 dicas para alcançar a independência financeira

Por VoittoPublicado em

Quem nunca sonhou em ter o seu próprio dinheiro e alcançar de vez a independência financeira, não é mesmo? A independência financeira é a realização de muitas pessoas, principalmente aquelas que iniciam a sua carreira cedo, ou ainda não possuem estabilidade suficiente para se manter com a própria renda.

Dessa forma, denominamos de independentes financeiros pessoas que conseguem se manter com o próprio salário sem a ajuda externa de amigos e familiares, por exemplo.

Para ter uma independência financeira é necessário ter um planejamento financeiro eficaz e que vise suas finanças pessoais como prioridade. Visto isso, fique conosco e saiba as 5 melhores dicas para alcançar a independência financeira.

As 5 melhores dicas para alcançar a independência financeira

Você precisa pagar suas contas no início do mês e o dinheiro que você recebe acaba não dando? Você precisa recorrer à ajuda externa para se manter? Para te ajudar a conquistar de uma vez por todas a independência financeira, separamos um passo a passo especial para você, veja só:

1. Organize seus gastos em planilhas

O primeiro passo para viver de renda própria é ter o controle de quantos reais você precisará no início do mês para pagar suas despesas. As planilhas de gestão financeiras podem ser um grande auxílio nesse quesito!

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

É essencial ter o controle dos gastos para poder fazer um manejo estratégico das finanças todo mês, visto isso, a criação das planilhas são fundamentais para uma boa vida financeira.

Para criar uma planilha financeira, você pode utilizar o excel e separar em colunas as suas despesas mensais por categorias. Estas, por sua vez, podem ser separadas em:
⦁    Essenciais (farmácia e supermercado)
⦁    Entretenimento (cinemas, bares e festas)
⦁    Saúde (despesas médicas e remédios)
⦁    Contas (conta de luz, água, aluguel, internet, etc)
⦁    Outros (serviços de transporte, salão de beleza, ou qualquer segmento que não se encaixe nas outras categorias).

Identificando e colocando o valor de cada despesa, você poderá ter uma percepção maior de quanto dinheiro você precisará mensalmente para viver bem, sem passar aperto ou ter que recorrer a ajuda próxima.

2. Obtenha uma renda extra

Caso você ainda não tenha uma renda fixa, a melhor iniciativa é criar o seu currículo e utilizar as plataformas de busca de emprego. Para isso, fique atento as seguintes dicas para utilizar na hora de criá-lo:
⦁    Utilize uma foto que transpasse confiança e simpatia;
⦁    Caso não tenha experiência, coloque suas maiores características, isso pode ser muito importante na hora de avaliar as suas soft skills;
⦁    Seja objetivo;
⦁    Fique atento ao que posta nas redes sociais, algumas empresas tendem a pesquisar.

Agora, caso você já possua um emprego, e mesmo assim não consegue se manter com a própria renda, indicamos para você tentar paralelamente ao seu emprego atual, realizar trabalhos freelancer.

Os trabalhos freelancer são uma ótima alternativa para quem quer ganhar uma renda extra e conseguir se manter com o próprio dinheiro. Hoje em dia, por exemplo, já existem diversas plataformas que possibilitam o cadastro de pessoas para procurar esse tipo de trabalho!
As maiores plataformas de freelancer são:
⦁    Workana;
⦁    99freelas;
⦁    GetNinjas.

3. Otimize seu tempo

Para ter uma independência financeira, faz parte do processo ter que batalhar muito para chegar lá! Isto é, você vai precisar trabalhar, ampliar suas redes de conhecimentos e estudar bastante.

No dia a dia, isso tudo pode ser bem corrido, então, a nossa dica é: otimize seu tempo. Possuindo uma boa gestão do tempo você terá consequentemente uma maior produtividade, e uma boa produtividade significa mais chances de ganhar dinheiro e trabalhar para conseguir o que deseja!

Super dica

Uma ótima ferramenta para a gestão do tempo é o Google Agenda. Nele você pode organizar as suas tarefas do dia e se planejar para realizar todas elas, dividindo-as em horários específicos, com as demandas determinadas.

4. Priorize o pagamento das contas essenciais

Quem nunca gastou o dinheiro que deveria ser de pagar as contas e depois ficou pensando em como pagá-las?

Nosso comportamento consumidor é imediatista, e nosso cérebro não entende momentaneamente que precisamos reservar o dinheiro para se manter. Isso só acontece depois que refletimos e controlamos os nossos impulsos.

Visto isso, defina as contas que são essenciais. Coloque-as como prioridade e assim que você receber o dinheiro já deixe reservado para não gastar os seus recursos.

O uso das planilhas falado ainda neste artigo será de grande auxílio nesta etapa!

5. Faça uma reserva de emergência

Por último, faça uma reserva de emergência. Nunca se sabe quando teremos um imprevisto para resolver, e por isso, a melhor forma de se prevenir é economizando e separando uma reserva caso algo inesperado aconteça.

Dessa forma, separe uma quantia todo mês e coloque na sua poupança, assim, o seu dinheiro pode rentabilizar e além disso você possuirá uma segurança maior e a longo prazo.

Outra forma de garantir uma reserva de emergência boa é investir. Mas para investir é necessário muito cuidado.

Como investir e garantir uma reserva de dinheiro?

Investir na bolsa de valores é uma forma ousada de garantir que seu dinheiro multiplique e se rentabilize. Algumas pessoas optam por esse caminho e garantem o seu sucesso, outras, perdem tudo.

Por isso, caso você deseje investir na bolsa de valores, até mesmo para conseguir aumentar o seu dinheiro e ter a sua independência financeira, inicie cautelosamente.

Geralmente, existem tipos de perfil de investidor, e esses são:

⦁    Conservador;
⦁    Moderado;
⦁    Agressivo.

Dessa forma, para cada tipo, existem uma análise de riscos. Se você já tem conhecimento sobre a bolsa de valores e se sente seguro para arriscar mais, transite entre os três tipos de perfil de acordo com a sua interpretação dos gráficos de investimento.

Agora, caso você ainda esteja querendo aprender sobre como investir, não se arrisque muito para não perder aquilo que batalhou muito para conquistar, invista no modo conservador!

Ainda sobre o assunto, existem leituras complementares que podem te auxiliar mais ainda nessa jornada, não deixe de estudar mais sobre o tema e se preparar para o seu sucesso pessoal.

Nesse artigo, você aprendeu algumas dicas e possibilidades de se manter com o próprio dinheiro e alcançar a tão sonhada independência financeira. Estamos ansiosos para ver você alcançando os seus objetivos!

Este conteúdo foi produzido pela Voitto, uma escola de cursos online que se compromete em levar o melhor do conhecimento para você!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos