Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

5 dicas para começar a economizar dinheiro

Por GuiabolsoPublicado em

Fazer o dinheiro sobrar na conta é a meta de muitos brasileiros e a realidade de poucos, infelizmente. Mas, a matemática é básica: gaste menos do que você ganha.

Sabemos que na teoria o método parece simples. Mas existem passos que podem te ajudar a começar a economizar dinheiro sem que você precise mudar drasticamente o seu estilo de vida.

Registre todos os seus gastos

Essa é a regra básica para que você comece a tomar qualquer decisão para a organização financeira: tenha controle dos seus gastos!
Você pode guardar as notinhas de compras e anotar manualmente ou procurar meios automáticos de fazer isso, como o Guiabolso! Que, por ter uma tecnologia exclusiva, consegue conectar todas as suas contas bancárias em um único lugar e na palma da mão!

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Se você nunca usou o App e quer conhecer mais sobre suas funcionalidades, é só acessar esse texto aqui.

Tenha teto máximo de gastos em cada categoria

Se você já sabe quanto ganha e quanto gasta, é possível começar a estipular teto máximo para as categorias de maneira que, no fim do mês, você tenha um dinheiro separado para realizar seus planos e começar a economizar.

Se você não faz ideia de como começar a criar um orçamento, conheça o método 50/30/20:

– 50% da renda pros gastos essenciais: todos aqueles necessários para que você possa se manter no dia a dia, como aluguel, mercado, ônibus, gasolina, etc.

– 20% da renda pras prioridades financeiras: se você estiver endividado, sua prioridade será quitar as dívidas. Se não estiver com dívidas, a prioridade é começar a investir.

– 30% da renda pro estilo de vida: todos os gastos relacionados a hobbies e lazer, como academia, salão de beleza, compras no shopping, etc.

Crie prazos pros seus objetivos

Se seu objetivo é quitar as dívidas, coloque prazo para que isso aconteça. Se quer começar a economizar para realizar uma meta, também tenha metas de tempo e valores.

O importante é que você tenha metas realistas e possíveis de alcançar para que não se frustre no futuro.

Procure renda extra

Se você quer começar a economizar dinheiro e acredita que a sua renda é pequena para isso, procure maneiras de aumentá-la. Já existem diversos sites na internet onde você pode vender suas coisas que não usa, divulgar seus trabalhos manuais, trabalhar como entregador de comida ou até oferecer trabalhos freelancers.

Deixe o cartão de crédito de lado

O cartão de crédito pode ser um grande aliado ou um grande vilão da organização financeira. Se você não consegue ter controle para gastá-lo, é melhor aposentá-lo por um tempo, assim, você consegue ter mais consciência do dinheiro que gasta para fazer compras.

Economizar dinheiro é um processo simples, se você começar a prestar atenção nos teus gastos e estiver disposto a abrir mão de gastos desnecessários.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guiabolso

O Guiabolso é uma plataforma que facilita e melhora a gestão financeira das pessoas organizando seus orçamentos, oferecendo bons produtos financeiros e permitindo que elas façam transferências instantâneas e gratuitas, a qualquer dia e hora. O App organiza as diversas contas bancárias do usuário automaticamente em apenas dois minutos, sem a pessoa ter de anotar os seus gastos individualmente. O App também faz a curadoria dos melhores produtos financeiros de acordo com o perfil detalhado do usuário. A missão do Guiabolso é transformar o sistema financeiro ajudando as pessoas a melhorarem suas vidas. O aplicativo, que surgiu em 2014 e já recebeu US$ 80 milhões em cinco rodadas de investimentos, conta com mais de 6 milhões de usuários. Além disso, possui o Guiabolso Connect, serviço pioneiro de inteligência de dados que conecta pessoas e empresas com o intuito de viabilizar negócios cada vez mais justos e personalizados, gerando mais assertividade, respostas em tempo real e redução de custos para as empresas que utilizam essa solução.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Algar Telecom: conheça os diferentes planos de celular

Placa Mercosul: como é o emplacamento em outros países e quais as diferenças

Hotmart Pocket: dúvidas frequentes

Como colocar a nova placa Mercosul?

Placa Mercosul: dúvidas frequentes

Saiba o que mudou no projeto das placas do Mercosul e tire suas dúvidas

Placas Mercosul: conheça seu histórico e os preços em cada estado

Banco digital ou banco tradicional: qual o melhor?