Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 dicas para comprar seu primeiro carro

Por Sabrina VansellaPublicado em

Comprar qualquer bem de valor requer um planejamento. Na compra do primeiro carro, é normal surgir dúvidas e questionamentos. Para conseguir atingir esse objetivo, é preciso ter conhecimento das suas finanças, necessidades e possibilidades. Afinal, o mercado oferece diversas opções para todos os públicos. 

Se você ainda está se sentindo inseguro e não sabe se vai conseguir comprar seu primeiro carro, confira essas cinco dicas que podem te ajudar a riscar essa meta da sua lista!

5 dicas para comprar seu primeiro carro

1. Defina um valor limite

As opções disponíveis no mercado variam de preços mais baixos e preços mais altos. Para o preço, não há limite. Portanto, o primeiro passo para você fazer a compra do seu carro é entender quanto está disposto a gastar com esse sonho.

Se o orçamento está mais apertado, você pode considerar a compra de um carro usado, mas claro, tenha atenção e faça as vistorias necessárias antes de fechar qualquer negócio.

2. Faça pesquisas

Após ter definido a faixa de preço limite para comprar o seu primeiro carro, chegou o momento de começar a fazer pesquisas que respeitam esse valor. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Nesse momento, uma dica que pode te ajudar nas pesquisas é acessar os sites das montadoras e concessionárias. Por lá, você consegue ter mais informações sobre cada carro. Também existem marketplaces de carros que permitem fazer buscas por preço, o que pode ser útil nesse momento.

3. Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro te ajuda a entender quanto do seu dinheiro é gasto em determinadas áreas. Após ter esse conhecimento, você terá em mente a compra de um carro que cabem no seu orçamento mensal.

Muitos esquecem que ao comprar um carro, é preciso estar preparado para imprevistos e outros gastos. Combustível, mecânica e documentação são os principais gastos que você deverá se organizar para conseguir pagar.

4. Economize

Os custos para manter uma vida com pequenos confortos são altos, por isso, é melhor evitar qualquer dor de cabeça que te deixe com as contas no vermelho. Assim, como citamos anteriormente, com essa compra o seu orçamento ficará comprometido e se você não se programar, essas mudanças podem trazer consequências.

Pensando em você, fizemos um artigo sobre o método 50-30-20. Ele te ajuda a organizar seus gastos de acordo com cada área da sua vida e também te auxilia a não fazer gastos impulsivos.

5. Invista

Enquanto estiver guardando o seu dinheiro mensalmente para comprar o primeiro, considere investir a quantia após ter calculado o prazo para conseguir o valor à vista. Ao investir em determinados ativos financeiros, é possível garantir o seu poder de compra com o passar do tempo.

A Foregon descomplica a sua vida financeira, pensando em você, já te ensinamos a como começar a investir. Com esse guia completo, você conseguirá sentir mais confiança para iniciar nessa jornada e saberá os principais ativos para investir e comprar o primeiro carro.

Informamos?

Esperamos que essas dicas sejam úteis e consigam te ajudar a comprar seu primeiro carro. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos