Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 dicas para evitar dívidas no cartão de crédito

Por ForegonPublicado em

Você começa a adentrar na vida adulta e, simplesmente do nada, vários bancos começam a te contactar para oferecer "ótimas oportunidades" de adquirir um cartão de crédito. O que elas não te falam é do perigo que eles representam e da responsabilidade que se deve ter ao utilizá-los.

Na verdade, ninguém te ensina isso.

Ninguém até agora, pois neste artigo eu vamos te ensinar 5 dicas para evitar dívidas no cartão de crédito!

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Desta maneira, você será capaz de utilizar esta ferramenta poderosa ao seu favor, ao invés de, como a grande maioria, ser motivo de endividamento e, em muitos casos, de falência total.

Então eu posso utilizar o cartão de crédito? Existem vantagens?

Obviamente, há vantagens no uso do cartão de crédito. Caso não houvesse, não haveria por que se submeter ao uso da ferramenta.

A principal dessas vantagens está no que o próprio nome já diz: crédito! De acordo com o valor de crédito liberado pelo banco para o portador do cartão, é possível que o mesmo compre algo e pague somente no mês seguinte, ou em uma data de pagamento pré-estabelecida.

É como um empréstimo que o banco faz a você a cada compra e que é cobrado mensalmente.
Outros benefícios do uso do cartão de crédito são a facilidade e a segurança em seu manuseio.

Com ele, torna-se quase dispensável o uso de notas, que seriam mais facilmente roubadas ou perdidas, além de, evitar que se receba grande quantidade de troco em moedas ou notas pequenas que, todos sabemos, são incômodas de se carregar.

Muitos cartões de crédito oferecem ainda programas de relacionamento em que seus usuários acumulam pontos a medida que utilizam o cartão e, posteriormente, podem trocar estes pontos por bônus, milhas, descontos, prêmios e etc.

Mas infelizmente, nem tudo são flores. Os cartões de crédito escondem muitos perigos, entre eles, o endividamento! Sendo assim, veja a seguir como evitar dívidas no cartão de crédito.

5 dicas para evitar dívidas no cartão de crédito

Seja pelo rotativo ou pelo cheque especial, entrar em uma dívida com o cartão de crédito, ou mesmo débito, é uma das formas mais rápidas de levar a sua vida financeira à ruína.

Isto porque, geralmente, a pessoa entra nestes tipos de crédito sem nem mesmo perceber e, sem saber que os mesmos apresentam as maiores taxas de juros do mercado. Mais altas até mesmo do que se fosse feito um empréstimo por fora, somente para pagar o valor faltante.

Agora, para que você evite cair nessa bola de neve, vamos as 5 dicas para evitar dívidas no cartão de crédito!

Evite os gastos por puro consumismo

Sabemos o quanto comprar pode ser prazeroso, mas para uma vida próspera será preciso controlar tais impulsos, principalmente no início da sua jornada.

Isto porque, à medida que seu salário e seus rendimentos forem aumentando, você poderá separar uma parte maior do seu salário para supérfluos e pequenos luxos.

Mas enquanto isso, saiba avaliar o que são gastos realmente necessários e o que são apenas impulsos e separe apenas uma pequena parte do seu salário para estes pequenos prazeres.

Não confunda o limite do seu cartão com o seu salário!

É tentador abrir o App do cartão e verificar um limite alto, ou mesmo, aceitar as propostas de crédito que o banco te oferece, mas tenha em mente que este dinheiro não é seu! E que, caso o utilize, pode acabar pagando muito mais caro.

No caso do empréstimo, o conselho é simplesmente: não pegue, salvo raríssimas exceções.

Agora, quanto ao limite do seu cartão, a dica é: os principais cartões digitais atualmente apresentam a opção de escolher um limite dentro de um certo valor para o seu crédito.

Sendo assim, escolha um valor que represente apenas uma porcentagem do seu salário, visto que, o restante deve ser direcionado à custos fixos e investimentos de médio e longo prazo.

Se o seu cartão não tiver essa opção, mantenha este limite anotado em um papel e faça o controle você mesmo, não se permitindo estourá-lo.

Não tenha muitos cartões

Como você viu acima, é vital que você consiga mensurar o valor que você está gastando por mês nos seus cartões. É natural que, possuindo muitos cartões, essa conta fique mais difícil de ser feita.

Além disso, com vários cartões você terá várias datas de pagamento, o que prejudica a sua organização e torna maior a possibilidade de que você se esqueça de realizar algum pagamento e acabe entrando no rotativo mesmo tendo o dinheiro para pagar, pagando multas, taxas e juros.

Se informe sobre os benefícios do cartão e utilize-os

Como foi dito anteriormente, os cartões apresentam diversos programas benefícios para quem os utiliza. Porém, muitas pessoas acabam abrindo mão desses benefícios por simples falta de informação.

Estes programas de benefícios apresentam pontos que podem ser trocados por benefícios, descontos, produtos e milhas. Ou seja, se utilizados corretamente irão te proporcionar a obtenção de produtos, serviços e experiências que você já precisava, por valores mais baratos ou, até mesmo, como brinde.

Mas preste atenção, não se permita acabar gastando mais só para obter tais benefícios.

Faça um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é fundamental para manter sua receita e todos os seus gastos sob os seus olhos, para que você possa, desta maneira, controlá-los.

Assim, você poderá encontrar um meio termo nos seus gastos e investimentos, evitando que gaste demais, mas também que faça economias desnecessárias, vivendo num padrão de vida muito abaixo do que poderia.

Ou seja, um bom planejamento financeiro permitirá que você gaste e aplique seu dinheiro com inteligência.

Sua prosperidade financeira ao seu alcance!

Viu como não é nenhum bicho de sete cabeças? E para continuar aprendendo estes conceitos e alavancar a sua grana, confira já o curso de Gestão Financeira Pessoal da Voitto!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Foregon

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio