Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 dicas para se planejar a longo prazo

Por Sabrina VansellaPublicado em

Pensar a longo prazo é um desafio, ainda mais considerando que todas as decisões no presente podem impactar no futuro. Provavelmente você já imaginou como sua vida será quando estiver com 70 anos, apesar de parecer assustador, é preciso pensar em como será o seu eu daqui alguns anos. Afinal, o tempo passa mais rápido do que se imagina, não é mesmo?

Se você ainda não consegue se planejar a longo prazo por conta das dívidas do presente, saiba que você não está sozinho. Contudo, é possível reverter essa situação com algumas dicas do que pode ser feito. Continue a leitura do artigo e reflita!

Principais problemas de não se planejar a longo prazo 

O sentimento de olhar para trás e pensar que o hoje poderia ser diferente é desesperador, não é mesmo? Além dele, existem outros problemas que podem ser consequências da falta de planejamento financeiro a longo prazo. Confira:

  • O futuro dos seus filhos;
  • Compra de bens duradouros;
  • Aposentadoria.

Essas são as principais situações em que você pode se arrepender de não ter pensado nas suas finanças antes.

5 dicas para se planejar a longo prazo

Para evitar o arrependimento enquanto há tempo, confira cinco dicas para se planejar a longo prazo:

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

1. Faça uma lista com os objetivos a longo prazo

Pode parecer clichê, mas antes de entender qual caminho você deve pegar é preciso ter em mente qual será o destino. Por isso, considere cada ponto e veja qual a prioridade de cada objetivo. Priorizar é uma das principais formas de dar o primeiro passo é deixar para trás objetivos abstratos que nunca serão realizados.

2. Defina ações necessárias para alcançar os objetivos

Após ter organizado quais serão os objetivos e definindo as prioridades, chegou o momento de pensar em quais são as ações necessárias para alcançá-los. Basicamente, essa é a hora de definir qual o investimento mensal para atingir cada meta.

Por exemplo: se você deseja atingir a independência financeira, é preciso mensurar quais sãos seu gastos mensais atualmente e quanto precisa investir para alcançar a quantia necessária. 

3. Defina os objetivos de longo prazo em curto prazo

Pode parecer confuso, mas é exatamente isso que você deve fazer para atingir os objetivos de longo prazo, afinal, eles costumam ser grandiosos (e caros). Para não desanimar no caminho, transforme a sua grande meta em pequenas metas. 

4. Tenha uma rotina

Ter uma rotina é um desafio, ainda mais em dias com tantos imprevistos. No entanto, é preciso ser resiliente e ter dedicação diariamente para conseguir quebrar uma meta. É importante ressaltar que você não deve deixar seus momentos de lazer e descanso de lado, pois eles são essenciais em toda a vida. 

5. Se precisar, mude a rota

São tantas mudanças externas e internas que pode ser interessante revisar o planejamento com uma certa frequência. Portanto, defina de quanto em quanto tempo você vai fazer a revisão do planejamento e esteja adepto a adaptações sempre que achar necessário. 

E aí, está mais seguro para dar o primeiro passo?

Esperamos que você tenha sentido mais confiança após a leitura deste artigo. Caso tenha alguma sugestão ou dica, faça um comentário! Não esqueça de ler esse artigo:

Investir é um dos principais passos para atingir objetivos!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer