Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

5 hábitos que vão fazer você guardar dinheiro

Por Camila SilveiraPublicado em

Guardar dinheiro não é um hábito simples para muitas pessoas, porém, a boa notícia é que existem diversas formas simples de cuidar das suas finanças, que podem ser ideais para o seu momento. 

Neste artigo, você vai conhecer cinco hábitos que vão fazer você guardar dinheiro e, como resultado, ter uma vida financeira mais tranquila e feliz.

5 hábitos que vão fazer você guardar dinheiro

1. Anote todos os seus gastos frequentemente

O primeiro passo é entender que todas as suas despesas devem ser anotadas, sejam em um papel ou em um aplicativo, para que você não se perca.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Portanto, toda vez que for gastar dinheiro, seja em um café na parte do dia ou pagando uma conta, anote! Assim, você conseguirá analisar seus gastos e tomará boas atitudes em relação a isso.

Depois de um tempo, você começará a perceber que existem diversos gastos na sua rotina que podem ser reduzidos, ou que são extremamente desnecessários.

Dessa forma, torna-se muito mais fácil avaliar os itens que podem ser diminuídos ou cortados do seu orçamento e, assim, você sempre terá um dinheiro para poupar.

2. Gaste menos do que ganha

Devemos confessar que economizar é bastante difícil, porém essa atividade pode se tornar muito mais simples a partir do momento em que você anota as suas despesas.

Comece determinando uma meta de valor para guardar e, a quantia que sobrar, você separa para usar nos gastos do dia a dia e contas.

Abra mão de determinados luxos e saiba fazer escolhas inteligentes para guardar dinheiro. Afinal, não tem como economizar dinheiro se você sempre opta por comer em restaurantes, não é mesmo?

3. Guarde a diferença assim que recebê-la

A partir do momento que você conseguir ter mais ganhos do que gastos, com certeza, uma diferença irá surgir em suas finanças.

Vamos imaginar um exemplo: suponhamos que você conseguiu viver em um mês com R$ 300 a menos do que ganha, esse será o valor que você deverá guardar mensalmente.

4. Aplique o seu dinheiro em condições que façam ele render

Agora, não adianta guardar o seu dinheiro dentro de casa, combinado? Procure opções de investimentos, de acordo com as suas metas, para que o seu dinheiro não perca o valor. 

O ideal é fazer uma reserva de emergência no começo e, depois, investir o seu dinheiro de acordo com as suas metas de vida como, por exemplo, comprar casa, viajar, construir um projeto, entre outros.

Pesquise mais sobre investimentos de Renda Fixa e Renda Variável para você entender o que está de acordo com os seus objetivos e, assim, faça a melhor escolha possível. Só não se esqueça: deixar o seu dinheiro parado em casa não vale a pena.

5. Tenha uma renda extra

Se você tiver algum tempo livre, procure atividades que oferecem uma renda extra. Mesmo que você já tenha um emprego fixo, saiba que a internet oferece diversas possibilidades que podem ser ideais para o seu momento.

Confira o nosso artigo que apresenta 20 ideias de como ganhar dinheiro com aplicativos!

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo sobre hábitos de como guardar dinheiro. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Regras de portabilidade de salário: você conhece todas?

Commodities: o que são e como funcionam?

CNH Social: conheça e saiba como funciona

DMCard: conheça a solução financeira e todos seus diferenciais

Dupla Sena: saiba como conferir o resultado do sorteio

Mooba: como funciona e quais são as vantagens

O que é spread no mercado financeiro e bancário?

Auxiliar de produção: saiba qual é a sua função

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras