Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 impactos guerra entre Rússia e Ucrânia na economia brasileira

Por Thais SouzaPublicado em

Após quatro longos meses de crise com o Ocidente, a Rússia iniciou os ataques contra a Ucrânia na quinta-feira (24). Apesar de estarem em outro continente, a guerra entre os dois países afeta diretamente a economia brasileira.  Entenda, em seis tópicos, como o conflito impacta o Brasil.

5 impactos guerra entre Rússia e Ucrânia na economia brasileira

1. Petróleo e gás já estão mais caros

O conflito entre Rússia e Ucrânia vai prejudicar a oferta de petróleo, uma importante matéria-prima para a economia global. Pela primeira vez em sete anos, o preço do petróleo superou os U$ 100.

Isso acontece porque a Rússia é um dos principais países produtores e exportadores. Devido aos baixos estoques, o mercado não pode arcar com grandes interrupções no fornecimento, causando uma super valorização.

Com a cotação do barril em alta, essa valorização acabará influenciando nos preços dos combustíveis e gás de cozinha no Brasil por causa da política de preços da Petrobras.

2. Preço dos alimentos pode subir

A Ucrânia e a Rússia, juntas, representam quase um terço das exportações globais de trigo (28%) e um quinto das exportações de milho (18%), portanto têm um papel importante na dinâmica do comércio global.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Inclusive, este é o momento de desenvolvimento das lavouras de trigo, que começa a ser colhido no segundo trimestre, e também a época em que os dois países mais exportam milho.

3. Juros em alta

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia deve intensificar ainda mais a política monetária contracionista no Brasil. Com isso, a taxa básica da economia brasileira (Taxa Selic) pode ir de 10,75% ao ano para 12,25% no final de 2022.

4. Dólar mais alto e queda nas ações

Em momentos de crises políticas graves, os investimentos de Renda Variável, principalmente as ações, são afetados. Com os investidores fugindo para ativos mais seguros devido ao aumento de incertezas, o dólar voltou a subir.

5. Instabilidade afeta o crescimento

O impacto sobre a confiança econômica podem aumentar conforme o tempo que a guerra continuar. Isso afetaria diretamente no crescimento econômico e nas ofertas de emprego.

De acordo com especialistas da Levante Ideia de Investimentos, a combinação de petróleo e alimentos mais caros, devem ter efeitos de longo prazo.

"Todos esses fatores apontam em uma só direção: os preços dos alimentos e da energia deverão subir. Ou, na hipótese mais otimista, permanecerão elevados nos patamares atuais por algum tempo", concluem os especialistas em matéria para o InfoMoney.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios