Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 lições para se tornar um líder empreendedor de sucesso

Por VoittoPublicado em

O líder eficaz é aquele capaz de equilibrar os processos da organização como um todo e inspirar confiança em seus liderados, para que assim possam atingir a realização dos próprios objetivos.

Por outro lado, o empreendedor concilia princípios, detectando novas oportunidades e convertendo-as em negócios lucrativos.

Nesse contexto, qual o papel da liderança no desenvolvimento do empreendedorismo?

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Para responder a essa pergunta, falaremos mais a fundo sobre 5 lições que compõem o livro "Líder Empreendedor", um dos mais vendidos do The New York Times.

De autoria de Dave Ramsey, conhecido como o guru financeiro dos Estados Unidos devido ao seu programa de rádio, "The Dave Ramsey Show", a obra combina a criatividade da startup com as qualidades de liderança para orientar uma equipe em crescimento.

Seus ensinamentos falam diretamente ao coração dos líderes empresariais, revelando princípios práticos, úteis e transformadores para estruturar e conduzir um empreendimento.

Portanto, se você quer expandir seus negócios até onde deseja, continue a leitura deste artigo e transforme-se em um líder empreendedor de sucesso!

1. Princípios do líder empreendedor 

O verdadeiro líder empreendedor é definido como o indivíduo que lidera para fazer com que um projeto cresça e prospere.

Partindo dessa premissa, percebe-se que este profissional tem um enorme poder gerencial e deve administrá-lo a fim de cultivar uma equipe de qualidade, despertando em seus membros possibilidades e brilho nos olhos.

Em vista disso, o líder precisa ter uma mentalidade servil que estimule e vivencie a conduta de amparar a equipe com a sua determinação, orientando e ensinando seus liderados para o seu próprio bem e para o bem da organização.

Ademais, outro princípio essencial da liderança é a paixão.

Esse sentimento coloca as coisas em movimento, criando um efeito multiplicador nas forças empresariais.

A paixão significa se importar profundamente com alguma coisa, e quando o líder e sua equipe realmente se importam com o que estão fazendo, os resultados naturais são qualidade, excelência, clientes impressionados, funcionários que se tornam membros da equipe e, por fim, uma probabilidade maior de lucros.

2. Visão

Os líderes empreendedores sempre estão sonhando com aquilo que pode acontecer e com aquilo que está por vir.

Segundo Dave Ramsey, sonhar é a mola propulsora das pessoas e organizações que buscam evoluir no futuro, e quando os sonhos começam a se transformar em realidade, eles são chamados de visões.

Assim, a visão é algo que necessita estar presente ou ser desenvolvida pelo líder, o qual deve compartilhá-la com toda a equipe e reafirmá-la constantemente, de modo que, conforme a organização cresce e progride, ela continua a refletir fielmente a visão original.

3. Missão da empresa

A missão é uma descrição mais aprofundada dos seus sonhos e da sua visão, e garante que seus objetivos estejam direcionados ao alvo certo.

Isto posto, a missão da empresa ajuda todos os colaboradores a permanecerem fiéis aos princípios organizacionais e a se concentrarem naquilo em que são bons.

Logo, focar no aspecto principal resulta em empresas e indivíduos que têm mais chances de vencer.

Então, como se deve construir a sua missão pessoal, ou a missão da sua empresa?

Inicialmente, é necessário dedicar um bom tempo ao processo e estar disposto a reescrever e mudar a missão conforme sua empresa e o mercado se transformam.

A partir daí, há três passos simples a serem seguidos:

  1. Entenda os talentos e habilidades que você ou sua empresa têm, refletindo sobre o que exatamente você faz, o que você quer fazer, e o que pode fazer;
  2. Defina as características da personalidade que você ou sua empresa têm;
  3. Descubra e estabeleça quais os valores, sonhos ou paixões irá estar trabalhando em sua empresa, pois este é o sopro de vida nos pulmões da organização.

4. Metas

As metas são as visões e os sonhos focados na prática, portanto, esse é o momento de entrar em ação!

Depois de sonhar o sonho impossível, transformar esse sonho em uma visão e direcionar a visão com a declaração da missão, chegou a hora de conduzir todo o trabalho em si.

Nesse sentido, as metas que funcionam têm cinco componentes principais, os quais merecem a devida atenção para fazer com que os nossos sonhos se tornem realidade.

São eles:

  1. Metas devem ser específicas e mensuráveis;
  2. Metas precisam ter um prazo limite;
  3. Metas têm que estabelecer o que você quer realmente cumprir;
  4. Metas devem ser registradas e seguidas fielmente;
  5. Novas metas devem ser estipuladas conforme as velhas são cumpridas.

Outro ponto de suma relevância a se destacar é que ter metas registradas e descritas com bastante clareza cria uma comunicação intuitiva e instintiva na empresa, fazendo com que esta se torne realmente parte da cultura organizacional.

Além disso, metas comuns e compartilhadas são uma parte importante do processo de construir união na equipe, inspirando outros membros na busca da vitória e desempenho exemplar em seus setores.

Por conseguinte, conclui-se que a tarefa primordial do líder empreendedor é focar continuamente a atenção da equipe na meta, promovendo sinergia e confiança em seu time.

5. Decisões

A passividade não é uma opção do líder empreendedor, isso porque o seu sucesso é profundamente impactado pelas suas tomadas de decisões.

Dave Ramsey explica que a liderança é algo que exige fibra e esforços imensos, pois quanto maior for a sua empresa, mais complicadas e emocionalmente exaustivas serão suas decisões.

Atrelado a elas encontra-se a indecisão e, para erradicá-la da sua liderança, é preciso identificar qual é a sua causa.

O medo é o principal vilão do problema em questão, o qual não tem de ser ignorado mas também não deve ser a força motriz da organização.

Evidencia-se ainda que as potenciais consequências das decisões vindas do líder geram críticas, e o medo da desaprovação não pode impedir que ele tome sua decisão e vivencie os seus sonhos profissionais.

Para isso, existem alguns elementos que singularizam as boas tomadas de decisões e podem ser praticados em sua gestão:

  1. Estabeleça um prazo limite para tomar sua decisão, caso não exista um prazo natural;
  2. Reserve um intervalo de tempo adequado para refletir sobre sua decisão;
  3. Tenha várias opções disponíveis para elevar a qualidade da sua tomada de decisão;
  4. Aceite o resultado alcançado pela sua decisão, ainda que seja o pior de todos;
  5. Colha informações para afastar o medo e tomar a decisão correta;
  6. Ensine sua equipe a arte de tomar uma decisão;
  7. Declare objetivamente seus valores e tome decisões de acordo com eles.

Concluindo

Reunimos neste artigo as práticas que o tornarão não somente um líder, mas um líder empreendedor, guiado por uma filosofia de liderança de alto nível.

Por meio delas, você saberá dar os passos iniciais na administração da sua empresa e fazer a diferença na maneira como os negócios são conduzidos.

Dessa forma, te desafiamos a se tornar cada vez mais um líder movido pela paixão de empreender, todos os dias e a partir de agora, para que assim triunfe na sua jornada!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça o Programa Avançar Santander, portal de apoio ao empreendedor

Vender por apenas R$ 0,99 funciona? Descubra agora mesmo

Conheça a calculadora de metas de vendas Atendare: 100% online e gratuita

Facebook como ferramenta de negócios: guia completo

WhatsApp como ferramenta de negócios: guia completo

5 lições para se tornar um líder empreendedor de sucesso

Quais são os produtos e serviços financeiros oferecidos pelo marketplace da Foregon?

Entrevista de emprego: confira 7 respostas vão te ajudar nesse momento