Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 livros sobre investimentos que você precisa conhecer

Por Camila SilveiraPublicado em

No mundo dos investimentos, existem dois grupos que podem ser classificados como Renda Fixa e Renda Variável. Sendo assim, entender a diferença entre essas duas modalidades vai te ajudar, e muito, no momento de decidir qual é a melhor opção para você.

Por isso, antes de apresentar as cinco opções de livros, nós, aqui da Foregon, vamos explicar o conceito dessas duas formas de investir. Ficou interessado? Continue a leitura e entenda detalhadamente qual é o seu perfil de investidor!

Renda Fixa e Renda Variável: qual é a diferença?

Renda Fixa

Não tem segredo: os investimentos de Renda Fixa são aqueles em que a taxa de rentabilidade é apresentada no momento da sua contratação. Dessa forma, assim que você escolhe um determinado investimento, já fica sabendo quanto ele vai render no seu período de duração.

Essa opção é mais indicada para quem tem objetivos de curto e médio prazo e para quem não gosta de arriscar seus recursos em busca de uma rentabilidade maior.

Dentre as opções de Renda Fixa, estão a famosa poupança, o Certificado de Depósito Bancário (CDB), Tesouro Direto, LCI e LCA, Letra de Câmbio e CRI/CRA.

Renda Variável

Os investimentos de Renda Variável, por sua vez, possuem uma taxa de rentabilidade desconhecida no momento da sua contratação.

Isso faz com que o risco envolvido na operação seja maior, já que a taxa pode ser positiva ou negativa durante o período de duração. Apesar disso, a grande vantagem é que você pode ter um alto retorno, caso tenha bastante conhecimento sobre o mercado e suas oscilações.

Normalmente, essas opções são indicadas para quem tem objetivos de longo prazo e perfil de investimento mais arriscado.

Dentre as opções de Renda Variável estão as ações (negociadas na bolsa de valores), Fundos Imobiliários (FIIs), ETFs, Opções, Câmbios, Futuros, Fundos de Investimento e criptomoedas.

Conheça os 5 melhores livros sobre investimentos

Agora que você já entendeu algumas informações relevantes sobre o tema, conheça cinco livros sobre investimentos que podem te ajudar nessa nova jornada!

 1. Pai Rico, Pai Pobre – Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter

O livro "Pai Rico Pai Pobre" aborda um tema que nos faz refletir sobre as nossas escolhas financeiras, apresentando o quanto nosso comportamento e mentalidade sobre finanças interferem em nossas vidas.

A obra faz uma remodelação sobre a construção de riqueza, empreendedorismo e finanças, podendo ser ideal para quem deseja iniciar no mundo dos investimentos. Sobre sua leitura, ela pode ser considerada fluída, tornando o aprendizado leve para o leitor.

2. O homem mais rico da Babilônia – George S. Clason

Esse livro apresenta, em forma de parábolas, estratégias para você administrar o seu dinheiro e aumentar o seu patrimônio. Quando você entende determinados princípios e os aplica em seu dia a dia, torna-se possível construir excelentes resultados.

A maioria das pessoas teria resultados extraordinários se fizessem o processo básico de cuidado das finanças. Afinal, o básico bem-feito funciona, e muito!

3. Os Axiomas de Zurique – Max Gunther

Essa opção, por sua vez, é indicada para quem já tem algum conhecimento sobre o mercado de ações, até porque o livro ajuda muito nos momentos em que algumas dúvidas sobre o tema surgem.

Na leitura, você encontrará determinadas táticas usadas por banqueiros suíços para alcançarem grandes resultados. Na obra, você verá uma análise sobre aspectos amplos dos investimentos como, por exemplo, riscos e padrões.

4. Investimentos: Os Segredos de George Soros e Warren Buffett – Mark Tier

Neste livro, você vai conhecer os hábitos e as estratégias de dois dos maiores nomes quando o assunto é investimento. Dessa maneira, você passa a entender que no caminho do sucesso sempre existem algumas pistas.

Seguir os passos de quem já chegou no topo pode encurtar o seu caminho de forma muito mais estratégica e inteligente.

5. Os Ensaios de Warren Buffett: Lições para Investidores e Administradores

Neste livro, o próprio Warren Buffett ensina a sua abordagem e forma de investir. Como dissemos anteriormente, pode ser muito mais produtivo aprender com quem já chegou onde você pretende chegar. Essa leitura, no entanto, é mais indicada para quem está em um nível mais arrojado de investimento.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

B3: entenda o que é e como funciona

Quais as principais formas de investimentos em startups?

5 livros sobre investimentos que você precisa conhecer

Rentabilidade fora da bolsa: 5 investimentos alternativos mais promissores de 2021

Plataforma íon promete revolucionar a experiência de investir

Open banking: o que muda para o investidor?

Qual a diferença entre a conta rendeira e o CDB PagBank?

Previdência privada: PGBL ou VGBL? Entenda qual o plano ideal para você