Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 novos recursos disponibilizados pelo WhatsApp em 2021

Por Nara LimaPublicado em

Quem faz uso do WhatsApp há algum tempo, com certeza, notou certas mudanças no aplicativo de mensagens durante o passar dos anos, especialmente em 2021. Durante esse ano, o App lançou algumas funções que, diga-se de passagem, transformaram para melhor a experiência dos usuários.

Confira, a seguir, uma lista com as principais novidades lançadas no WhatsApp em 2021 até agora. Aproveite a leitura!

Chamadas de vídeo e voz pelo computador

Em março deste ano, foi disponibilizado um recurso que permite realizar ligações por áudio ou vídeo diretamente da tela do computador. Até então, apenas quem utilizava o aplicativo pelo smartphone conseguia fazer esses tipos de chamadas.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Os ícones se encontram próximos ao nome do contato, na parte superior da tela. Ao selecionar um dos botões (chamada de vídeo ou voz), o usuário inicia a ligação e pronto. Durante a chamada é possível alterar o tamanho da janela do vídeo na tela do computador, e deixá-la em primeiro plano para usar o PC durante a ligação.

A ferramenta está disponível no programa do WhatsApp para Windows e macOS

Aceleração de áudios

Em maio, o sistema de envio e recebimento de mensagens liberou mais uma função: a de aceleração de mensagens de voz em até 1,5x ou 2x.

Para utilizar a novidade, basta abrir a conversa e ir até a mensagem de voz recebida. Assim que a reprodução começar, a marcação de "1x" estará visível no lugar da foto do contato. Toque sobre o "1x" para acelerar a reprodução para "1,5x" ou toque novamente para aumentar "2x".

Todas as outras mensagens de voz enviadas na sequência pelo contato ficarão com mesma velocidade, automaticamente. Ou seja, não será preciso repetir todo o processo diversas vezes seguidas.

Conversas arquivadas silenciadas

Com o recurso "Manter as conversas arquivadas", é possível com que os chats arquivados permaneçam ocultos mesmo que novas interações aconteçam no aplicativo. Assim, caso você receba uma nova mensagem em uma conversa arquivada, não receberá nenhuma notificação e o chat não aparecerá no topo das conversas recentes.

É interessante ressaltar que as conversas só permanecerão silenciadas se o recurso estiver habilitado, certo? Para aderir à função, basta ir até a seção "Conversas", nas configurações do próprio WhatsApp, ou pelo menu de opções presente na lista de bate-papos arquivados.

Transferência de dinheiro

Desde o início de maio, o WhatsApp passou a permitir a realização de transferências e cobranças de valores diretamente pelo aplicativo. Os pagamentos são feitos pelo Facebook Pay e administrados pela Cielo no Brasil.

Vale lembrar que não são cobradas taxas de transferência pelo App, mas podem ocorrer tarifas de utilização entre os bancos. Por isso, vale a pena consultar as condições da sua instituição financeira.

Para realizar as transações, é preciso configurar o Facebook Pay diretamente no aplicativo. Após a configuração estar completa, basta entrar na conversa selecionada, tocar sobre o clipe de anexar e selecionar a opção "Pagamentos". Em seguida, adicione o valor desejado para enviar ou pagar e pronto. 

Fotos de visualização única

Recentemente, mais precisamente na primeira semana de agosto, o WhatsApp lançou um novo recurso que possibilita o envio de fotos e vídeos de visualização única no mensageiro. Isso significa que agora é possível compartilhar mídias que desaparecem automaticamente após o destinatário visualizá-las uma única vez.

É importante destacar que o WhatsApp não avisa ao remetente se o destinatário fizer uma captura de tela da imagem ou até mesmo gravar a tela durante a visualização da mensagem, certo?

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo seja útil para você e te ajude a facilitar seu dia a dia, trazendo maior praticidade para a sua vida. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida