Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 principais erros cometidos com o cartão de crédito e como evitá-los

Por Thais SouzaPublicado em

Ter um cartão de crédito nos dias de hoje é uma facilidade em todos os sentidos, seja para comprar online, parcelar suas compras ou até fazer pagamento de boletos na função crédito. Entretanto, no final do mês, a fatura sempre chega e é nessa hora que alguns usuários percebem os erros que poderiam ter sido evitados.

Para que você não caia na famosa sensação de que o cartão de crédito trás, de que temos dinheiro disponível o tempo todo, neste artigo vamos apresentar os principais erros que a maioria das pessoas comete ao utilizar o produto financeiro. Vamos lá?

Cinco principais erros cometidos com o cartão de crédito

1. Tratar o limite do cartão de crédito como renda extra

Ter um bom limite no cartão de crédito não significa que a sua renda mensal aumentou. O cartão pode dar uma falsa sensação de que temos dinheiro disponível o tempo todo, ou seja, se você tem R$ 4 mil de limite, poderá gastar esse valor todo mês.

No entanto, esse é um dos maiores erros cometidos por usuários do produto financeiro. Você só deverá usar uma quantia na qual terá dinheiro para pagar no final do mês. Lembre-se: o cartão não é uma renda extra e sim uma forma de ter mais tempo para pagar o que você gastou.

2. Gastar mais para ganhar benefícios

Cashback, pontos e milhas são benefícios cada vez mais presentes nos cartões de crédito da atualidade. Apesar de serem ótimas vantagens para o usuário, muitas pessoas ainda justificam gastos exorbitantes na fatura do cartão com a desculpa de que os benefícios oferecidos pelo emissor valem a pena.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Não se esqueça que esses benefícios são muito pequenos quando comparados aos seus gastos com o cartão de crédito.

Qualquer pessoa que já tenha assistido o seriado Todo Mundo Odeia o Chris já deve ter ouvido a frase de Julius, interpretado pelo ator Terry Crews: "Se não gastar, o desconto é maior". O que estamos tentando te dizer é exatamente isso! Não caia nessa armadilha e evite adquirir produtos ou serviços desnecessários, com certeza o seu bolso vai agradecer.

3. Achar que ao parcelar todas as compras, vai pagar menos na fatura

Outro erro muito comum que os usuários do cartão de crédito cometem é pensar que, ao parcelar as compras, vão pagar um valor menor na fatura. De fato, esse pensamento está correto. No entanto, o equívoco acontece quando você parcela suas compras do mês anterior e continua realizando novas compras.

Isso pode acabar se tornando uma bola de neve, já que mês após mês, o valor da sua fatura só vai aumentar enquanto todas as parcelas não forem quitadas.

4. Não verificar a fatura antes dela fechar

Algumas pessoas têm o péssimo hábito de não consultar a fatura do cartão de crédito. Na maioria das vezes elas fazem isso para "não se assustarem" com o valor. No entanto, esse susto é necessário para a sua saúde financeira.

Quando você não verifica os seus gastos e faz os cálculos de cabeça, as chances de estar gastando mais do que deveria no cartão de crédito são grandes. Além de evitar que você se endivide, o costume de analisar a sua fatura também te protege de fraudes e erros.

5. Pagar o mínimo da fatura ou parcelar o total

Por último e não menos importante: o pagamento mínimo ou parcelamento da fatura são péssimos hábitos de alguns usuários do cartão de crédito. Quando fazemos isso, estamos adquirindo uma dívida, pois nas próximas faturas, além do valor que você não pagou na fatura anterior, você também terá que pagar os juros.

Esse hábito também é prejudicial para o seu score de crédito, pois o banco entende que você não está tendo cuidado com seu orçamento e gastando além do que pode pagar.

Como evitar esses erros?

Para evitar esses erros você deve fazer um bom planejamento financeiro para entender a porcentagem do seu orçamento que pode ser comprometida mensalmente com gastos no cartão de crédito. Outra dica é não gastar por impulso e, sempre que possível, tentar comprar à vista.

Descomplicamos?

Se usado com responsabilidade, o cartão de crédito pode ser um ótimo aliado para seu dia a dia e para suas finanças. Quer melhorar a sua relação com ele? Então não deixe de conferir o artigo que separamos para você:

Boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Nubank: como consultar o limite do cartão?

Cartão Zoom: confira a nova parceria entre o Banco Pan e Mosaico

Semana do cartão de crédito: 1º episódio com Samantha Pittzer

Semana do cartão de crédito: 5º episódio com Helen Cruz

Semana do cartão de crédito: 4º episódio com Marcos Coque

Semana do cartão de crédito: 2º episódio com Rafael Immediato

Semana do cartão de crédito: 3º episódio com Tales Toledo

Semana do cartão de crédito: o 2º evento online e gratuito da Foregon