Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

5 tipos de ferramentas colaborativas que toda empresa deve utilizar

Por Thais SouzaPublicado em

As ferramentas colaborativas são tecnologias que integram e facilitam todos os processos dentro de uma empresa, desde a organização, até a comunicação e o entretenimento entre os colaboradores.

Se você deseja simplificar e agilizar a realização das mais variadas tarefas diárias dentro da sua empresa, confira neste artigo cinco tipos de ferramentas colaborativas essenciais para seu negócio. 

Tipos de ferramentas colaborativas

Armazenamento

Esse tipo de ferramenta possibilita que a empresa armazene e compartilhe documento entre sua equipe. Através delas é possível permitir o acesso de arquivos para todos funcionários da empresa ou selecionar apenas uma ou mais pessoas. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O mais interessante é que seus dados ficam armazenados na nuvem, evitando vazamento ou perda de arquivos importantes e confidenciais. Confira as principais ferramentas de armazenamento para empresas: 

  • Google Drive;
  • Dropbox;
  • OneDrive.

Comunicação 

A comunicação através de ferramentas digitais se tornou ainda mais necessária após a pandemia do Covid-19, com a maioria das empresas em home office. Para manter o alinhamento da equipe, mesmo com todos os colaboradores em casa, as reuniões devem continuar acontecendo. 

Para isso você pode contar com ferramentas de comunicação muito eficientes, como o Google Meet, Microsoft Teams e Skype.

Rede social corporativa

O bom relacionamento entre uma equipe é essencial para um bom clima organizacional e também para a produtividade dos funcionários. Nesse quesito, utilizar redes sociais corporativas pode ser uma ótima alternativa para influenciar a descontração entre seus colaboradores. 

Nesse tipo de ferramenta, os colaboradores e gestores podem mandar memes, fotos, vídeos, áudios divertido, músicas e também compartilhar informações relevantes para a empresa e desenvolvimento de todos. Confira algumas opções de redes sociais corporativas para engajar seus funcionários:

  • Yammer; 
  • Slack; 
  • Workplace.

Gestão de projetos 

As ferramentas de gestão de projetos auxiliam na organização de tarefas, estipulando metas, prazos, os colaboradores responsáveis por cada atividade e, em alguns casos, com suporte para trabalhos em equipe. Tudo em um só lugar, de maneira fácil e intuitiva.

O uso desse tipo de ferramenta é indispensável para garantir resultados positivos em desenvolvimento de projetos. Através delas é possível visualizar informações em tempo real ao alcance de toda a equipe envolvida. Confira algumas opções:  

  • Trello;
  • Operand;
  • Asana.

Assinatura eletrônica

Assinar documentos pela internet facilita o dia a dia de dos colaboradores envolvidos no processo, principalmente quando a empresa estiver trabalhando remoto. Além de ser 100% digital, as assinaturas eletrônicas têm validade jurídica.

Ao invés de imprimir, enviar e esperar dias pela assinatura de contratos em papel, com a assinatura eletrônica tudo pode ser feito em poucos minutos. Você ainda economiza com tinta, entrega do documento e se livra da burocracia. Confira algumas ferramentas relacionadas: 

  • Adobe Sign;
  • Clicksign;
  • D4sign.

Descomplicamos? 

Gostou de conhecer os cinco tipos de ferramentas colaborativas que podem ajudar na produtividade, interação e melhoria de resultados da sua empresa? Então não esqueça de deixar o seu "gostei" e compartilhar essas dicas com seus amigos gestores. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?

PicPay: como fazer cobranças pelo aplicativo?

Caixa abre 10 mil vagas de emprego para concursados, estagiários e aprendizes

Open Banking ou Open Finance: o que você precisa saber sobre esses sistemas

Não consegue guardar dinheiro? Conheça a “poupança por assinatura”

Golpe da revisão do INSS: veja como se proteger

Quer mudar de carreira? Confira essas dicas para trocar de profissão