Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Por Sabrina VansellaPublicado em

Mesmo com tantas tecnologias, o boleto bancário continua sendo um dos meios de pagamentos mais utilizados pelos brasileiros, perdendo somente para o Pix. Os golpistas estão cada vez mais criativos e por isso você já deve ter se perguntado: como saber se o boleto bancário é falso? Para tirar essa dúvida, recomendamos a leitura do artigo!

Antes de tudo: o boleto bancário realmente é seu?

Evitar fazer o pagamento de contas após a data de validade é essencial para não diminuir a sua pontuação de score de crédito. Por outro lado, antes de se antecipar e fazer o pagamento, é preciso ter certeza de que o boleto que chegou em seu nome corresponde a uma compra ou plano realizado por você.

Por isso, é importante manter suas contas organizadas, seja em um bloco de notas virtual, agenda ou até mesmo tabelas no Excel. Com a organização financeira as chances de você cair em algum boleto falso diminuem. 

Como identificar se o boleto bancário é falso?

Se um boleto bancário chegou até você, confira seis dicas para identificar se ele é falso ou não:

1. Confira com atenção os dados do boleto

Os boletos apresentam informações que ajudam a identificar se ele é falso ou não. Por isso,  verifique com atenção o número do CPF ou CNPJ do emissor, para checar se a instituição que está fazendo a cobrança é confiável.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Ou seja, antes de pagar o boleto, cheque as informações e se você realmente fez essa compra. Além disso, tenha atenção com o valor que aparece no boleto e com o que você aparece na hora que você for pagar, pois eles devem ser idênticos.

2. Solicite boletos em .PDF

Muitos golpistas costumam adulterar os boletos quando a vítima imprime o papel. Portanto, desconfie de boletos que não estão em arquivo PDF, pois outros tipos de arquivos costumam ser mais fáceis de serem alterados.

3. Verifique o código de barras

O código de barras também é capaz de entregar se um boleto é falso ou não. Em algumas situações, os golpistas acabam trocando a imagem do banco que aparece no boleto, mas você pode verificar se realmente o emissor é de determinada instituição financeira com os três primeiros números da sequência do código de barras.

Na ferramenta do Busca Banco, você pode ter acesso a lista de códigos dos bancos que atuam na sua região.

Outra forma de verificar os números é tendo atenção com sequência final, pois ela representa o mesmo valor do boleto. Por exemplo: se o valor a ser pago é de R$ 90,90, os últimos dígitos serão 9090. Caso a numeração seja diferente, o boleto é falso.

4. Confira com atenção possíveis erros de digitação

Além das informações citadas anteriormente, boletos falsos costumam apresentar erros de digitação. Por isso, fique atento aos possíveis erros de português ou até mesmo a falta de uma letra.

5. Desconfie de boletos que chegam a sua casa

Se algum boleto chegou até sua casa, desconfie. O  mais indicado é que você emita o boleto no site oficial da empresa ou peça que a empresa envie o boleto por e-mail em .PDF, para evitar maiores problemas.

6. Opte pelo débito automático

Se você possui assinaturas de streaming ou outras contas, opte por pagá-las via débito automático. Essa função é disponibilizada por algumas instituições financeiras.

Como denunciar boleto falso?

Se após seguir essas dicas você identificou um boleto falso ou está dúvida em relação a sua veracidade, entre em contato com a empresa emissora para tirar a dúvida antes de efetuar o pagamento. 

Normalmente, a empresa emissora enviará um novo boleto, se você consegue identificar que o antigo realmente era falso, entre em contato com a empresa e a instituição financeira para denunciar. 

Informamos?

Esperamos ter ajudado com essas informações. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

O que é Capital Social e Como Definir o Valor?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial

Cartão de Crédito Nubank: Benefícios Nubank e Mastercard

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?