Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

6 livros para transformar a sua ideia em uma startup de sucesso

Por VoittoPublicado em

Startups são empresas que nascem em base tecnológica, tendo a inovação disruptiva como principal estratégia competitiva para introduzir com sucesso o produto ou serviço no mercado.

Nesse contexto, é importante ressaltar que a inovação disruptiva trata-se de um processo pelo qual uma inovação transforma profundamente um mercado ou setor existente, mudando o comportamento de consumo do público em geral.

Assim, uma startup deve, por meio de suas ideias, testar novas hipóteses, explorar áreas inovadoras de determinado setor, construir produtos e, principalmente, converter suas iniciativas em resultados.

Tudo isso ocorre em cenários de incerteza, onde o empreendedor busca modelos de negócios que possam tornar-se repetíveis e escaláveis a longo prazo.

Percebe-se, portanto, que há um longo caminho a ser percorrido para desenvolver a sua ideia e transformá-la em uma startup sólida e com crescimento contínuo.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pensando nisso, este artigo apresenta 6 referências bibliográficas sobre o tema em questão, com a proposta de orientá-lo nas etapas a serem superadas para que uma startup tenha êxito.

Boa leitura!

1. A Startup Enxuta – Eric Ries

Inspirando-se no Pensamento Lean, da Toyota, que corresponde a união de diversas práticas para melhorar processos, reduzir desperdícios e valorizar recursos, Eric Ries, empreendedor residente na Harvard Business School, sugeriu uma abordagem revolucionária para a administração de startups, mais conhecida como Lean Startup.

Esta filosofia deu origem ao best-seller do The New York Times, "A Startup Enxuta", que possui mais de um milhão de cópias vendidas ao redor do mundo e apresenta os princípios da manufatura enxuta e do desenvolvimento ágil para o processo de inovação de uma startup.

De forma simples e didática, o autor vai direto ao ponto quanto às mudanças propostas na forma de ver, pensar e agir de uma empresa, discorrendo sobre a aplicação do ciclo Construir-Medir-Aprender, a importância da Aprendizagem Validada, do Produto Mínimo Viável (MVP), e muito mais.

Sem dúvidas, esta é uma leitura indispensável para todos os que têm vontade de empreender e inovar, através de uma metodologia eficaz a ser utilizada no mar de incerteza das startups.

Capa do livro

2. Nada Easy – Tallis Gomes

Como escalar e gerenciar uma startup em um país com pouco incentivo, muita burocracia e taxas de juros elevadas? Para responder a essa pergunta, ninguém melhor que Tallis Gomes, eleito pela Forbes Under 30 Brasil como um dos jovens mais promissores do mercado brasileiro.

Em seu livro, "Nada Easy", o autor explica como iniciar o processo do empreendedorismo, desde a teoria até a prática, a partir de suas próprias experiências como fundador da Easy Taxi, aplicativo desenvolvido para facilitar a solicitação de táxis nas grandes cidades.

Combinando gestão, inovação e criatividade, Tallis conseguiu levar sua empresa para mais de 35 países, sempre mantendo o pensamento de que é imprescindível enxergar oportunidades de negócios em problemas ainda não resolvidos.

Logo, se você pretende abrir uma startup ou é dono de uma, essa leitura engrandecedora te oferecerá todos os passos para lapidar sua carreira empreendedora, desenvolver e dimensionar uma ideia viável, recrutar as pessoas ideais ao seu time e consolidar o seu negócio no segmento de atuação.

Capa do livro

3. As Upstarts – Brad Stone

Sabemos que o sonho de todo empreendedor visionário é transformar a sua pequena startup em uma grande empresa, e inspirar-se na trajetória, estratégias e práticas de gigantes do mercado que começaram do zero pode ser a etapa inicial mais importante para alcançar tal feito.

Em vista disso, falaremos mais a fundo sobre o livro "As Upstarts", onde o célebre jornalista americano e autor de best-sellers do New York Times, Brad Stone, narra toda a história de sucesso da Airbnb, plataforma de aluguel de hospedagens, da Uber, empresa de transporte privado, e de seus respectivos fundadores.

Stone conta com riqueza de detalhes como estas empresas foram concebidas, as dificuldades que os empreendedores do Vale do Silício enfrentaram frente às entidades regulamentadoras, os primeiros dias errantes, até o crescimento e a forma como revolucionaram os serviços de transporte e hospedagem.

Diante do conteúdo exposto na obra acerca dessas killer companies, é possível extrair ensinamentos valiosos sobre o desenvolvimento de negócios com foco nos clientes, liderança, expansão internacional de uma startup e inovação tecnológica.

Capa do livro

4. A Startup de $100 – Chris Guillebeau

Chris Guillebeau é um empreendedor e viajante que conseguiu sair do emprego tradicional e criar tempo e renda para conquistar o que considera significativo, transformando suas ideias no lucro que sustenta sua vida de aventuras, fato que o motivou a escrever seu livro "A Startup de $100".

Com mais de 700.000 cópias vendidas em todo o mundo, este aclamado best-seller do New York Times e do Wall Street Journal faz um compilado de 50 histórias bem-sucedidas de empreendedores que, com menos de $100, puderam construir suas startups de forma muito rentável e inovadora.

Mostrando que é possível fazer de sua paixão um negócio lucrativo, isto é, transformar um hobby em uma fonte de renda satisfatória e ser dono de sua própria empresa, o autor analisa as estratégias de lançamento de produtos, a busca pelas necessidades das pessoas, a viabilidade do projeto e o seu crescimento.

Assim sendo, indicamos essa leitura a todos aqueles que estão construindo planos de começar a tocar seu próprio negócio e a empreender, almejando, acima de tudo, a autorrealização pessoal e profissional.

Capa do livro

5. De Zero a Um – Peter Thiel

Para uma startup ser inovadora e dar certo em um mercado competitivo, é necessário que o empreendedor desenvolva uma ideia única, saindo de zero a um, ou seja, crie algo novo que ninguém nunca antes pensou para conquistar o progresso que vem do monopólio de mercado.

Inspirando-se nesta teoria do crescimento vertical, Peter Thiel, empresário americano e cofundador do site de pagamento online Paypal, escreveu seu best-seller global "De Zero a Um", o qual aborda de uma maneira excepcional o conceito de inovação e o movimento das startups de tecnologia.

Instigante e autêntico, o livro discorre sobre os aspectos críticos do processo empreendedor, ao mesmo tempo que desafia o leitor a pensar por si mesmo para ir de 0 a 1, mudando radicalmente a forma como algo é feito ou criando uma solução original para resolver um problema real.

Visto que o empreendedorismo não possui fórmula pronta e as inovações são singulares, com próprias regras e contextos, o autor, que é um insider do Vale do Silício, te ajudará a refletir sobre essas questões sem dar respostas fixas, para que você consiga transformar ideias em startups que criem valor para o mundo.

Capa do livro

6. Incansáveis – Maurício Benvenutti

Os Incansáveis são empreendedores que enfrentam o medo do desconhecido, a mesmice o status quo e criam novas e impensadas formas de melhorar o mundo, através de suas startups inovadoras. Esta é a premissa do best-seller "Incansáveis", um dos livros de negócios mais vendidos do Brasil.

Após embarcar para o Vale do Silício e mergulhar no universo das empresas mais inovadoras do mundo, Maurício Benvenutti, renomado palestrante e sócio da StartSe, a maior plataforma de startups do país, usa toda sua experiência para narrar os acontecimentos de empresas que começaram como startups e hoje são grandes potências mundiais.

A partir dessas histórias, o autor explica o motivo pelo qual produtos ou serviços ficam obsoletos cada vez mais rápido e são substituídos por outros, e como organizações seculares estão sendo desafiadas por empresas inovadoras criadas há menos de 10 anos.

Isto posto, recomendamos a leitura para todos que querem conhecer um pouco mais sobre o ecossistema do Vale do Silício, entender a nova era de empreendedores, tirar aquela ideia do papel e aproveitar a garagem de sua casa para iniciar uma nova startup.

Capa do livro

Transformando ideias em negócios de sucesso!

Uma startup enxuta, diferenciada e inovadora nasce de uma boa ideia e muita motivação.

No que diz respeito às ideias, elas surgem e depois se transformam em uma oportunidade de negócio, que resolverá um problema ou atenderá a uma necessidade.

Por outro lado, a motivação vem do conhecimento, do aperfeiçoamento de boas práticas e do alcance de bons resultados.

Isto revela a importância dos aprendizados disponibilizados nos livros que compõem este artigo, por isso, esperamos que você busque se aprofundar em cada um deles para que os seus projetos empreendedores possam gerar benefícios em todas as direções!

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos