7 curiosidades sobre o Cadastro Positivo
O Cadastro Positivo é um banco de dados que reúne o histórico de tomada de crédito e pagamentos dos consumidores. Ele pode ser consultado por comerciantes, prestadores de serviço ou bancos na hora em que o comprador decidir parcelar uma compra ou contratar um empréstimo e financiamento.

Essa é uma ferramenta que melhora a inclusão financeira do brasileiro e democratiza o mercado de crédito, permitindo até mesmo a contratação de produtos financeiros por quem tem o nome negativado. Quer saber mais detalhes? Continue com a gente e conheça sete curiosidades sobre o Cadastro Positivo.
Dez curiosidades sobre o Cadastro Positivo
1. O Cadastro Positivo ajuda quem está negativado
Ele pode ajudar as pessoas que têm o nome registrado em órgãos de proteção ao crédito, pois todo o histórico de pagamento deve ser levado em consideração. Isso quer dizer que, se o consumidor possui uma pontuação de crédito (score) baixa, mas paga todas as contas e cartões sem atraso, as chances dele conseguir crédito no mercado aumentam.
2. Os birôs de crédito são responsáveis por coletar suas informações
As empresas especializadas em análise de crédito, como o Serasa, SPC e Boa Vista são responsáveis por coletar informações dos consumidores. Esses dados são compartilhados com varejistas, bancos e financeiras, que, a partir daí, avaliam se podem ou não conceder crédito. As taxas de juros precisam ser de acordo com as necessidades do consumidor.
3. O consumidor precisa autorizar a inclusão do nome
O Cadastro Positivo não é obrigatório, portanto, o cidadão poderá solicitar a exclusão do seu nome da lista, por meio dos canais de atendimento de qualquer dos gestores de bancos de dados. É importante saber que o pedido, mesmo que seja feito para apenas uma das empresas, valerá para todas.
4. O Cadastro Positivo foi criado em 2011
Sim, essa é uma medida que já existe desde 2011 e que entrou em vigor no ano de 2013. Porém, naquele período era diferente, o consumidor ou a empresa precisava autorizar a abertura do seu Cadastro Positivo nos órgãos de proteção ao crédito. Enquanto, hoje em dia, todos os brasileiros fazem parte do sistema de forma automática.
5. O Cadastro Positivo já existe em outros países
Países, como Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Itália, Alemanha, China, Japão, Coreia do Sul, Índia, México, Africa do Sul, México, Chile, Colômbia e Argentina já utilizam esse sistema. De acordo com o Serasa Experian, diversas nações apresentam uma maior inclusão de pessoas no mercado de crédito.
6. Vantagens do Cadastro Positivo
Os bancos, economistas e as gestoras de crédito acreditam que a adesão automática é um passo indispensável para popularizar o Cadastro e tornar os juros mais baixos.
7. Desvantagens do Cadastro Positivo
Por outro lado, entidades de defesa do consumidor alegam que a falta de transparência e segurança em relação ao uso dos dados do consumidor é uma desvantagem. Além disso, a inclusão automática dos nomes também contraria o Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito de escolha do comprador.
Gostou do conteúdo?
Esperamos ter apresentado boas curiosidades para você! Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário