Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

7 hábitos que te ajudam a economizar gastos

Por Sabrina VansellaPublicado em

Economizar não é tão simples quanto parece. O consumismo faz parte da vida de muitas pessoas e o exagero pode trazer consequências difíceis de serem revertidas. Pensando nisso, vamos te mostrar alguns hábitos que te ajudam a cortar gastos e cuidar da sua saúde financeira.

Hábitos que te ajudam a cortar gastos

Com certeza você já considerou algumas dessas possibilidades, mas não chegou a colocá-las em ação. Veja o quanto é preciso mudar para conseguir ter uma estabilidade financeira ou até mesmo atingir um objetivo.

Analise sua renda

Pode parecer óbvio, mas o indicado é ajustar a sua renda. Claro que algumas vontades devem ser atendidas depois de um mês de trabalho, no entanto, é possível conseguir o que você quer de forma compatível com a sua renda, mesmo que demore mais tempo.

Por isso, avalie suas contas e verifique o que pode ser reduzido ou cortado. Caso você não consiga se adequar ao próprio orçamento, considere fazer renda extra para sobrar dinheiro no fim do mês.

Cancele algumas assinaturas

Atualmente, são muitos serviços de assinatura que podem fazer parte do seu dia a dia: streaming de filmes e músicas, jogos, aplicativos, entre outros. Sim, esses serviços podem comprometer sua renda, mesmo que no primeiro instante não pareça muito, somado a outros pagamentos podem gerar um alto custo.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Já parou para pensar se você realmente utiliza todos os serviços por assinatura que contratou? Faça uma análise durante a semana e veja quais são realmente usados e corte aqueles que não são com tanta frequência.

Cozinhe em casa

O delivery se tornou um grande hábito na vida das pessoas durante a pandemia da Covid-19. No entanto, muitos consumidores continuam pedindo refeições frequentemente sem imaginar o quanto isso está prejudicando o orçamento.

Veja os últimos pedidos e perceba a frequência entre eles, se chegou à conclusão que está gastando mais do que deveria, estabeleça um limite. Você pode colocar a regra de somente pedir refeições na própria casa uma ou duas vezes no mês.

Coloque um limite para os aplicativos de mobilidade

Da mesma maneira que os aplicativos de delivery comprometem a renda, os de mobilidade, como o Uber e 99, também são responsáveis por consumirem o seu orçamento. A mesma dica citada anteriormente pode ser aplicada aqui: confira o histórico de corridas nos aplicativos e veja quanto você está gastando com eles.

Outra dica que pode ser aplicada é descadastrar seus cartões dos Apps e apenas inserir uma carga de crédito mensalmente. Dessa forma, quando o valor estiver próximo de acabar, você vai entender que é o momento para reduzir o consumo e economizar.

Desapegue de algumas roupas

Provavelmente você possui algumas peças de roupa que comprou apenas pela tentação de adquirir, certo? Essas peças podem ajudar a reduzir o seu orçamento.

Sentiu que precisava renovar o guarda-roupa? Avalie se você realmente está precisando de peças novas ou se esse é um desejo que pode ser adiado.

Aliás, é importante fazer uma "limpa" nas suas peças que não são usadas mais e que podem ajudar outras pessoas ou, até mesmo, te render uma renda extra em aplicativos de desapego ou nas suas redes sociais.

Pague suas contas corretamente

Pode parecer uma dica óbvia, mas pagar as contas em dia também te ajuda a economizar. Dessa maneira, você evita pagar taxas e multas por atrasos, e evita também fazer uma nova dívida com a falsa sensação de que o dinheiro estava sobrando.

Considere colocar lembretes em seu celular para te lembrar do vencimento das contas. Pense também em cadastrá-las em débito automático para manter os pagamentos em dia e assim aumentar seu score de crédito.

Faça exercícios em casa ou caminhadas

Se você paga academia, mas mesmo assim não utiliza esse serviço diariamente, considere outras opções mais baratas e que também tem entregam qualidade de vida.  Uma boa opção é fazer exercícios com vídeos online e aplicativos gratuitos como o da Adidas (disponível para Android e iOS), ou até mesmo caminhadas.

Gostou do nosso conteúdo?

Esperamos que agora você consiga economizar com essas dicas. Se gostou, não esqueça de clicar no curtir, seu feedback é muito importante. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário.

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer